Reduz preocupação do brasileiro em relação à segurança na internet

Em: 25 de junho de 2008
As entrevistas foram feitas entre 10 e 24 de março deste ano, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza.
As entrevistas foram feitas entre 10 e 24 de março deste ano, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza.

Medido pela segunda vez no país, o “Índice de Segurança Unisys” revela uma queda no nível de ­pr­eocupação dos brasileiros no que diz respeito à segurança na internet. Segundo a nova pesquisa, houve decréscimo de 17 pontos na comparação com a edição de 2007. Em uma escala de zero a 300, na qual zero representa “nenhuma preocupação” e 300 “preocupação extrema”, o resultado geral no Brasil totalizou 135, contra 152 no ano passado.
De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados estão “extremamente” ou “muito preocupados” com a segurança dos computadores em relação a vírus ou e-mails não solicitados, enquanto 21% não estão “nada preocupados”.
Na pesquisa anterior, os índices correspondiam a 55% e 13%, respectivamente. A preocupação é maior entre brasileiros com idade entre 25 e 54 anos –nessa faixa etária, 52% estão “extremamente” ou “muito preocupados” com o problema.
O estudo mostra também que 44% dos entrevistados estão “extremamente” ou “muito preocupados” com a segurança das compras e transações bancárias na internet. Na outra extremidade, 28% não têm “nenhuma preocupação”. Desde a pesquisa de parametrização, as preocupações extremas dos brasileiros com essa ameaça caíram consideravelmente –de 24% para 17%. Por escolaridade, o percentual de preocupação com esse problema é mais alto entre aqueles com nível universitário: 49% estão “extremamente” ou “muito preocupados”, contra 31% dos que cursaram apenas até o ensino fundamental.
Criado para avaliar as preocupações da população com ameaças à segurança, o “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” se baseia em uma pesquisa realizada por telefone com 1.500 pessoas na faixa etária de 18 a 60 anos (metade homens, metade mulheres).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar