12 de setembro de 2024

Ômicron força reprogramação de férias

Ao menos 20% dos clientes no Amazonas que pretendiam viajar em janeiro cancelaram a viagem por contraírem Covid ou a gripe (influenza H3N2). Algumas agências registram a situação atípica para o período, já que se trata de um mês movido pelas férias e a alta temporada na procura por pacotes. Ao mesmo tempo, a queda nas vendas giram em torno de 20% a 30%. 

O empresário do segmento, Anderson Souza, confirma o aumento, mas, em contrapartida, diz que as vendas estão bem movimentadas. “No momento, o impacto é apenas este. As férias vêm sendo reprogramadas em razão de muita gente ter contraído a nova variante”. 

Na agência do empresário Orsine Junior o aumento é de 30% no número de remarcação. “Muitos que estão no exterior e outros que pretendiam ir estão remarcando ou ida ou volta. Na operação de pesca esportiva também. Pessoas que estavam com passagens para a primeira e segunda semana de janeiro remarcada para fevereiro”. 

As vendas das passagens também sofreram os efeitos da nova variante, houve queda de mais de 20% no volume de comercializações. “É um período de alta estação e muita gente reprogramou férias”. 

A nova variante freia as vendas num momento em que a Abav-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas) registrava retomada na procura por passagens aéreas, especialmente num momento de alta temporada que o boom para o setor.  

A agente de viagens da CVC, Brenda Batista afirma que em relação a dezembro a procura por pacotes recuou em 20% somente nesta primeira quinzena do ano. “Janeiro é o mês que as pessoas procuram muito para viajar Carnaval e feriados, mas perdeu o ritmo com o cancelamento do evento e da disseminação da variante. Esperávamos uma demanda boa. Agora é esperar que estabilize”. 

Quando houve o anúncio da variante Delta no estado em meados de agosto da Covid-19, a situação do segmento de agências de viagens sentiram logo os efeitos. Cláudia Mendonça, empresária do segmento, informava que o cenário é preocupante com novas ocorrências de contaminação pela variante Delta da Covid-19. Naquele período as agências de viagens registraram aumento na demanda, com maior procura para destinos com praias, a retomada que sofreu impacto pelas ocorrências de casos de proliferação do vírus.

Na ocasião, ela ressaltou o fato das pessoas estarem mais confiantes e dispostas a viajar, o Amazonas registrou a presença da variante. “A cada nova cepa, nova notícia é um retrocesso para o segmento”, comentou ela naquele período. 

O início do ano era o momento perfeito para a família da contadora Angela Melo aproveitar os dias de folga. Mas infelizmente foram surpreendidos pelo aumento nos casos da variante Omicron que infectou duas pessoas do grupo familiar. Planejadas desde o segundo semestre de 2021, as férias tiveram que ser canceladas. “Precisamos cancelar porque o único período que tínhamos para fazer a viagem em família era este, onde todos conseguiram férias ao mesmo tempo. Infelizmente em meio ao momento em que mais as pessoas estão seguras, surge uma nova variante. Tivemos a iniciativa de cancelar”. 

Procon esclarece

O Jornal do Commercio conversou com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, sobre esse movimento do consumidor ao resolver cancelar a viagem. Segundo ele, o consumidor tem direito ao reembolso em compras realizadas com antecedência de, no mínimo sete dias, e com desistência de até 24h após a compra.

“A empresa pode, por mera liberalidade adotar a política de crédito, mas caso o consumidor opte pelo reembolso, para viagens adquiridas a partir do dia 1° de janeiro, ele passa a ter direito ao reembolso nos termos da resolução 400 da Anac. A imposição de multa passa a ser contratual, onde, aplica-se os termos da tarifa adquirida pelo consumidor e não mais a lei 14.174, que encerrou sua vigência no dia 31 de dezembro de 2021”, explica. 

Em relação às empresas, o Procon-AM ressalta que, caso haja qualquer problema relacionado a viagens aéreas, o consumidor tente primeiro o contato com a companhia aérea e, se não houver resposta ou ela for considerada insatisfatória, que busque o Procon-AM, que poderá auxiliar nesse diálogo e no cumprimento da lei.

Contatos do Procon-AM – Para formalizar denúncia ou tirar dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-AM pelo e-mail [email protected], pelos telefones 3215-4009/4012 e 0800 092 1512. A população pode, também, comparecer à sede do órgão, localizada na Avenida André Araújo, 1.500, Aleixo (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h as 14h).

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

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