As reclamações e cobranças feitas pelo Sindframa (Sindicato dos Servidores da Suframa), na reunião do CAS repercutiram entre as lideranças empresarias do PIM (Polo Industrial de Manaus). Empresários criticaram a possível demora do governo federal em cumprir os acordos feitos com os servidores e reiteraram receio de que nova greve venha a afetar a Zona Franca de Manaus.
O vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Américo Esteves, comenta que há uma sensação de descaso do governo federal com a autarquia e com a região Norte. “Essa é a sensação que temos, de descaso. Eles não atendem e não têm carinho nenhum pela Suframa. Isso é preocupante! Se prometeram, têm que cumprir. Até hoje sentimos o reflexo da demora de solução para a greve”, comenta.
Esteves afirma que há sim uma preocupação “enorme” com o discurso feito pelo presidente do Sindframa, Anderson Belchior, de que, se nada for feito, a greve pode ser retomada. “Se não cumprirem, temos o temor sim de uma nova greve. A possibilidade é muito preocupante. Com o advento da Copa e do segundo semestre, que costuma ser melhor que o primeiro, os prejuízos seriam ainda maiores”, lamenta.
Também vice-presidente da Fieam e presidente do SINMEN (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus), Athaydes Félix, também cobra mais agilidade do governo. “Nós temos que cumprir os acordos que fazemos com os trabalhadores, na totalidade e no prazo. Senão, a justiça do trabalho vem e autua com valores altíssimos e penalidades. Sempre dizem que é uma justiça social. Mas só vale para um lado?”, questiona.
Félix afirma que entende que a demora possa ser um processo natural da burocracia dos órgãos públicos, mas lamenta os riscos que o modelo corre pela situação. “Ficamos desencantados. O governo tem que rever seus atos e cumprir o que diz que fará. Corremos um perigo de voltar a ter greve e nós aqui que pagaremos a conta de novo. Na cobrança dos impostos eles são eficazes”, critica.
Com um tom um pouco mais ameno, o presidente do Cieam, Wilson Périco, pede bom senso ao governo federal e aos servidores da Suframa para que a situação não chegue a tons drásticos como ocorreu no início do ano. Périco afirma que houve uma conversa com o ministro Mauro Borges e que o mesmo se mostrou preocupado em atender os pleitos e cumprir os acordos feitos com os servidores.
“Não acredito que ocorrerá uma nova greve. Espero que haja bom senso do governo federal e também dos servidores de entender as mudanças que estão ocorrendo. Que ninguém se furta dos seus compromissos. Tivemos uma conversa com o ministro e colocamos essa questão de descaso com a região. A Suframa é e deve ser vista como os olhos e ouvidos do governo federal para o Norte, não só no Amazonas. Os recursos arrecadados, se permanecessem aqui, poderiam estar desenvolvendo atividades em outros Estados”, comenta.
Risco de nova greve preocupa
Em: 7 de maio de 2014
Lideranças da indústria criticam demora do Governo para cumprir acordos com servidores
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026