A atividade no setor de serviços dos Estados Unidos registrou declínio em agosto, mas no menor ritmo em 11 meses, segundo pesquisa divulgada pelo ISM (Instituto de Gestão de Oferta, na sigla em inglês). O índice apurado pelo instituto ficou em 48,4 pontos no mês passado, contra 46,4 no mês de julho.
A expectativa dos analistas era de uma leitura de 48 pontos. Leituras abaixo de 50 pontos indicam contração da atividade; acima desse limite, apontam expansão.
A pesquisa do ISM inclui 18 segmentos do setor de serviços e envolve indicadores de novas encomendas, empregos e estoques.
Apesar da melhora, apenas seis segmentos tiveram expansão e os gastos do consumidor continuaram fracos -dados sobre consumo são acompanhados com atenção por economistas e investidores, uma vez que o consumo responde por cerca de 70% de toda a atividade econômica americana.
Os maiores destaques foram os dos segmentos de imóveis, cuidados de saúde e assistência social e transporte e armazenamento foram os que mais cresceram no mês passado. Os outros 12 segmentos tiveram contração, com destaque para as empresas de gerência e serviços de apoio.
Redes varejistas dos EUA tiveram um desempenho fraco em agosto, com a contenção de gastos por parte dos consumidores, que se concentraram nas compras de itens mais necessários, segundo dados divulgados na quinta-feira.
Ritmo de contração no setor de serviços diminui no mês de agosto
Em: 4 de setembro de 2009
A atividade no setor de serviços dos Estados Unidos registrou declínio em agosto, mas no menor ritmo em 11 meses, segundo pesquisa divulgada pelo ISM (Instituto de Gestão de Oferta, na sigla em inglês)
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026