Após manifestar apoio ao projeto de uma nova rodada de sanções contra o Irã, a Rússia deu início a uma troca de acusações com a República Islâmica, que passou a pressionar Moscou publicamente para apoiar seu programa nuclear.
O governo russo indicou que suas tentativas de resolver a crise “caíram em ouvidos surdos” do Irã, que permanece irredutível em suas medidas e a escalada de pressão sobre o Kremlin.
Tradicionais aliados, os dois países enfrentam agora uma de suas piores disputas em décadas.
Durante a conferência do Tratado de Não Proliferação na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), no mês passado, e também no período que antecedeu a assinatura do acordo entre Brasil, Irã e Turquia, a Rússia não deixou totalmente clara sua posição quanto às sanções.
Ao mesmo tempo em que mantinha seu elo bilateral com Teerã, o governo russo nunca apoiou publicamente o programa nuclear e seguiu comunicando às potências ocidentais que poderiam endossar as sanções.
Com o apoio de Moscou às sanções, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, voltou-se contra o presidente russo, Dmitri Medvedev, chegando a ameaçar tornar a Rússia um “inimigo” do regime iraniano.
Rússia pode se tornar “inimiga” do Irã
Em: 28 de maio de 2010
Após manifestar apoio ao projeto de uma nova rodada de sanções contra o Irã, a Rússia deu início a uma troca de acusações com a República Islâmica, que passou a pressionar Moscou publicamente para apoiar seu programa nuclear
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Oficinas do Festival Olhar do Norte 2026 iniciam nesta segunda-feira
21 de setembro de 2026

Internacional anuncia a demissão de Paulo Pezzolano, 18º técnico a cair no Brasileirão
21 de setembro de 2026


Píer do Chibatão chega a Itacoatiara e já está instalado na região do Tabocal
21 de setembro de 2026

Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%
21 de setembro de 2026

Feira de Livros do Sesc Amazonas homenageia Milton Hatoum
21 de setembro de 2026

Coari recebe encontro do Sebrae que propõe novas soluções para diversificar a economia local
21 de setembro de 2026

Real acumula perda de mais de 80% frente ao dólar
21 de setembro de 2026