24 de novembro de 2024

Rymo da Amazônia e o Empreendedorismo na Semana do MEI do Sebrae-Am

Durante a Semana do MEI vários profissionais da área estiveram presentes no auditório da Rymo da Amazônia para falarem sobre o empreendedorismo, dentre outros assuntos, na região e em Manaus.

A palestrante Maria de Fátima Moreira, Instrutora do SEBRAE-Am começou a expor, às 10h00min h do dia 22/05/23, nas dependências do auditório da Rymo da Amazônia com o tema: ‘Inteligência Emocional nos Negócios”, como início na Semana do MEI.

A palestrante iniciou o diálogo abordando assuntos sobre a Inteligência Emocional nos Negócios, do escritor Daniel Bottega, que é a habilidade que cada pessoa tem ao lidar com as emoções do outro. Falou também sobre o capital humano, o qual é muito relevante na competência técnica para lidar com o próximo, onde as empresas, conta ela, costumam contratar pelas competências técnicas e demitir pela comportamental”.

   Durante a abordagem no evento, a Instrutora Maria de Fátima discorreu sobre “como desenvolver sua Inteligência Emocional, como Controlar as Emoções”, Automotivação, Empatia,, Como se relacionar com o outro”, o Espírito de colaboração, Saber que, saiu?, Talento, e qual o real propósito de Vida, sobre o MEI- Microempreendedor Individual- como despertar para ideias aos futuros empreendedores, tais como; as estratégias são boas? Ter persistência, ser resiliente, ser positivo, ter empatia, Buscar sempre o desenvolvimento contínuo ou seja, “a constante busca pelo aprendizado sobre si mesmo. Fazer sempre o autoconhecimento e o desenvolvimento de uma Inteligência Emocional; uma forma de prática constante e regular.

   E enfim, para encerrar a exposição, a instrutora Maria de Fátima discorreu sobre ‘gatilhos emocionais’, pessoas que agem  com a maldade, estresse e ansiedade, enfim, tópicos bem relevantes para quem deseja ser um empreendedor e/ou já desenvolve serviços ou trabalhos do MEI.

O Diretor-Presidente da Rymo da Amazônia, José R. Marques de Almeida (conhecido como Dedé) esteve presente e disse que a Rymo é o foco para as empresas que lidam com o papel, escrita, comunicação visual, empreendedorismo e se sente satisfeito em ser considerado pelo Sebrae-AM,  relevante para o Amazonas, para o Norte e para todo o país. “Sem trabalho o homem não tem honra, ele mata e morre”. Dedé, como é conhecido, reitera que os negócios da empresa chegam hoje aos estados do Pará e de Roraima, e a tendência é aumentar, assim a Rymo da Amazônia existe também para desenvolver negócios de empreendedorismo, um de nossos fortes focos, finalizou.

A Bacharelada em Administração, palestrante e consultora do Sebrae-AM, Munique Holanda, discorreu a respeito da “Formalização do MEI”- Microempreendedor Individual- ME- MicroEmpresa e EPP- Empresa de Pequeno Porte e com muita propriedade sobre o assunto.

   Durante o desenvolvimento da aula, a Consultora Munique Holanda falou sobre vários temas dentre os quais: a falta de planejamento, a capacitação, a gestão em si,produtos com diferencial , conhecimento sobre inovação, o tempo para se começar a investir, conceito de empresário e diversos outros tópicos referente a Formalização do MEI.

  36 anos de Mercado

O Diretor-presidente da Rymo, José Marques de Almeida, lembra que a Rymo, opera no mercado local, e de fora do Estado, com papelaria, comunicação visual, artesanatos e artes gráficas a 36 anos na Amazônia. Hoje, a Rymo, conta ele, é constituída por cerca de 130 funcionários, sendo o objetivo principal, ser considerada uma empresa de referência, na busca da Integridade e da Eficiência, e, nas operações que, rotineiramente, costuma realizar, e o que é bom, com bons relacionamentos nas parcerias, nos fornecedores, com os clientes, e ainda, contribuindo com um potencial transformador do Empreendedorismo e o sucesso por conta da distribuição dos produtos comercializados.

Para ele, José Marques, “o cenário atual da Rymo é muito positivo, pois, com o advento da pandemia, tivemos que nos movimentar e assim tivemos êxito no surgimento de novas ideias, e,consequentemente, novas funções emergiram, pois, cada dia mais me convenço que é exatamente com situações difíceis que afloram novas ideias”, finalizou.

Ainda na Semana do MEI, o palestrante foi o Consultor de Marketing, João Paulo Vieira. Ele falou a respeito das “boas razões para se investir em Marketing Digital”. Ao discorrer sobre a importância do Marketing Digital, João Paulo disse, que: “não adianta brigar só com os tradicionais do mercado, mas sim brigar com os digitais”.

Para João Paulo para se conhecer o Marketing Digital deve-se, primeiramente, -Estudar o Mercado Digital- Ter um público alvo bem definido – Definir objetivos claros para o seu negócio – Construir uma boa presença online – Criar conteúdo relevante – Manter-se confiante e atualizado – E ainda, monitorar os resultados.

O consultor de Marketing ao falar sobre o Gerenciamento de Expectativas, as reais razões para se investir no Marketing Digital disse que “- inicialmente, você obterá um maior alcance de público, terá maior Eficiência e Retorno sobre o Investimento (ROI), custos mais baixos (com retorno de vendas, retorno de feed, parceiros e influenciadores) observar ainda a maior segmentação de Público, ou seja, quem é o cara que te compra”, enumera. “O teu negócio é o teu sonho, tua vida, tua determinação, teu foco” disse

A Semana do MEI, promovida pelo SEBRAE-Am, e realizada nas dependências da Rymo da Amazônia encerrou nesta sexta-feira, com a palestra da profissional da área, Gisele Vieira, com muitas expectativas relacionadas à formalização do MEI.

Reportagem: Lia Mônica
Fotos: Lia Mônica

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar