Motivados pela temporada de festividades de fim de ano, muita gente está aproveitando para renovar o visual, o resultado da demanda tem lotado os salões de beleza que aproveitam o movimento que o período proporciona para garantir alta no faturamento. Há quem aposte em incremento acima do patamar pré-pandemia.
Corte, mechas, escova, manicure, são alguns dos serviços que garantem renda extra para os profissionais de beleza nesta época. Números do Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, um cabeleireiro fatura em média R$10.000 durante este período. Já, uma manicure profissional consegue alcançar uma marca aproximada de R$5.500, isso representa o dobro dos valores levantados nos demais períodos do ano.
Já era de se esperar uma intensa movimentação no setor, durante este mês de sazonalidade. Aliás, ao longo do ano, o momento foi de recuperação com um cenário favorável. Nos últimos meses, a empresária, dona de um espaço de beleza, Maria Martinian, observou maior procura pelos serviços. “Deu um salto entre novembro e dezembro. O aumento dessa procura com certeza está associado a uma demanda reprimida em razão da pandemia. O nosso segmento foi um dos mais atingidos com a escassez de emprego, renda e, principalmente, endividamento. Hoje é o momento de celebrar. Aos poucos vamos nos reerguendo. Este ano já estamos com números superiores a 2021 com aumento de quase 60%”, afirmou a empresária. Ela emenda atribuindo que há um sentimento maior de autoimagem despertado nas pessoas.
O reflexo da recuperação do setor também reflete em sondagem mensal divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicando que o segmento de serviços no Amazonas cresceu 0,9% em comparação com o mês de setembro deste ano. Já em relação ao mesmo período de 2021, a alta foi de 12,3%. No acumulado do ano, período de janeiro a outubro, o setor de serviços registrou um avanço de 9,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Outros fatores que têm contribuindo para o movimento nesses espaços é o pagamento do 13° salário pelos trabalhadores, além da confiança do consumidor, o benefício, sinônimo de dinheiro circulando, ajuda a economia ganhar fôlego e favorece a recuperação de vários nichos.
Incremento maior que ano passado
Para o diretor-executivo do Grupo Amanda Beauty, Espaço Amanda e Barbearia Procópio, Beto Pontes, as nossas marcas Amanda Beauty, Espaço Amanda e Barbearia Procópio estão tendo um dezembro de crescimento de 15% a 20% em relação ao ano de 2021.
“É importante salientar que em 2021 tivemos um faturamento similar a de 2019. Esse ano reajustamos nossa tabela de preço num índice inferior à inflação. Por isso, apesar do cenário positivo em dezembro, podemos dizer que ainda estamos em recuperação de tudo que aconteceu em 2020 e 2021”, enfatizou.
“Quando analisamos de 2020 a 2022 percebemos que ainda falta muito para repor tudo que colocamos no negócio para ele continuar a existir”, comparou.
Ele lembrou que no referido ano, enquanto alguns setores já começavam a demonstrar resultados um pouco maiores, o mercado de beleza não reagia. Na época, ele lembrou que o 13º salário era muito mais para pagar dívidas e outras despesas mais relevantes do perfil de consumo brasileiro ao invés do consumo de serviços de beleza.
De acordo com Beto Ponte, não há nenhuma estratégia específica promocional para o período. Mas garante que investir num bom atendimento, facilitar agendamento e ter as equipes bem treinadas e motivadas para realizarem um serviço de qualidade, fazem toda a diferença.
“Além de ficarem o máximo de tempo possível no salão, porque na prestação de serviços, a gente precisa de pessoas. E como janeiro existe uma queda natural na demanda, é importante que a empresa e os nossos parceiros estejam alinhados nesse propósito para aproveitar dezembro”.
Concorrência
Com tanta demanda é até difícil conseguir uma vaga na agenda dos estabelecimentos. A administradora de empresa Helen Mitoso está numa lista de espera para fazer o cabelo e as unhas e está aguardando desistência. “O único salão que eu frequento está com a agenda lotada, o único jeito é esperar um encaixe ou que algum cliente desista. Com a correria e muitos compromissos o tempo que sobrou foi em cima da hora”, comentou.