Com palestrantes internacionais, atividades que envolvem Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada, além de ações voltadas a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, começa nesta segunda-feira (30/09) o 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024). O evento segue até o dia 3 de outubro na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital.
Realizado em Manaus pela primeira vez em 20 anos, o simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da UEA. Ainda é possível se inscrever pelo site sbgames.org/sbgames2024 e participar tanto do SBGames 2024 como dos três eventos de tecnologia que irão ocorrer simultaneamente.
Paralelamente ao SBGames, outros três eventos da SBC serão realizados na EST/UEA, sendo: Sibgrapi 2024, uma conferência sobre gráficos, padrões e imagens; SVR 2024, simpósio de Realidade Virtual e Aumentada; e o IFIP-ICEC 2024, conferência sobre computação de entretenimento.
A cerimônia de abertura oficial será realizada no segundo dia do evento, na terça-feira (1º/10), às 9h, no auditório da EST/UEA.
Destaques da programação
Entre os destaques da programação está o 23º Festival de Jogos SBGames 2024, concurso de produção nacional de jogos digitais em que desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público durante os quatro dias do evento. São 16 categorias, divididas entre profissionais e estudantes, com games digitais e analógicos (não-digitais).
Para promover o contato inicial e a aproximação de estudantes universitários e dos ensinos Fundamental e Médio com especialistas do segmento, haverá o workshop MÁGICA, no primeiro dia (30/09). A atividade inclui oficinas de criação de jogos para crianças, e de game design, destinada a adultos.
A programação conta, ainda, com um Festival de Artes, com mais de 50 obras em imagem, vídeo e áudio; o Workshop de Grupos de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital (WGP-Jogos); o 3º Fórum de Esportes Eletrônicos; Concurso de Teses e Dissertações (CTDGames); tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; sessões técnicas; apresentação de livros e-books; entre outros.
Palestrantes internacionais
Com a palestra “O que sabem os geradores de imagens?”, o cientista norte-americano David Forsyth abrirá a rodada de palestras, na terça-feira (1º/10), às 11h. Especializado em Inteligência Artificial, ele ocupa o mais alto cargo de Ciência da Computação (“Fulton Watson Copp Chair”) da Universidade de Illinois em Urbana-Champagne (EUA) e acumula mais de 170 artigos científicos publicados na área.
No mesmo dia, às 17h, a premiada pesquisadora Heather Kelley faz a palestra “O futuro físico dos jogos digitais”, sobre os efeitos sociais e psicológicos da dependência excessiva desse tipo de interação digital. Desde 2015, ela leciona no Centro de Tecnologia de Entretenimento da Universidade Carnegie Mellon (EUA) e já foi eleita uma das 30 mulheres mais influentes em tecnologia.
A programação e listagem completa de palestrantes está disponível no sitesbgames.org/sbgames2024.