De acordo com a pesquisa “10 anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas”, feita pelo Sebrae-SP, 27% das empresas não passam do primeiro ano de vida. No quinto ano, a taxa de mortalidade chega a 62%. Só em São Paulo, a perda de recursos investidos chega a R$ 2 bilhões por ano.
O estudo, feito a partir do rastreamento de uma amostra planejada de 5.529 empresas abertas nos anos de 2000 a 2005, aponta ainda que a falta de planejamento prévio é uma das principais causas dos fechamentos.
Diante deste cenário, o especialista em desenvovimento de novos negócios e consultor Renato Senatore promove, nos dias 14 e 15 de julho, o curso “Business Plan Vencedor”, que vai oferecer um roteiro prático para as análises e definições estratégicas necessárias para a implantação, ou reestruturação de negócios comerciais.
Através do amplo entendimento das necessidades do negócio e das potencialidades das ferramentas apresentadas, o participante se torna apto a desenvolver e aplicar seu Plano de Negócios, recurso indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento.
De acordo com Senatore, os dados apontados pelo Sebrae-SP são reflexos da grande ansiedade de abrir a própria empresa, que, aliada à falta de racionalidade gerada pelo envolvimento emocional com o projeto, faz com que muitos empreendedores deixem de elaborar o planejamento adequado.
“Se aventuram em novas iniciativas resistindo à ideia de investir meses e recursos na elaboração de um Plano de Negócios que pode, no final, demonstrar que a iniciativa não é interessante, causando uma frustração”, destaca.
Com duração de 16h, o curso é voltado para empreendedores, diretores e gerentes que estejam ligados ao desenvolvimento dos negócios ou produtos de suas empresas, assim como consultores de gestão empresarial. A metodologia é composta por apresentação de conteúdo teórico mesclado com exercícios práticos e troca de experiências em plenário. Mais informações podem ser obtidas no site www.senatore.com.br.
Sebrae aponta que empresas precisam de plano
Em: 26 de maio de 2010
De acordo com a pesquisa “10 anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas”, feita pelo Sebrae-SP, 27% das empresas não passam do primeiro ano de vida
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Suprema Corte dos EUA rejeita recurso do TikTok, que pode ser banido no país
17 de janeiro de 2025
Consumo das famílias sobe 5,7% no trimestre móvel fechado em novembro, aponta FGV
17 de janeiro de 2025
ABRH-AM inicia nova gestão com foco em inovação e transformação do RH no Amazonas
17 de janeiro de 2025
Vestibular e SIS: UEA divulga edital e convocação para matrícula da 2ª chamada
17 de janeiro de 2025
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira
17 de janeiro de 2025
Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira
17 de janeiro de 2025
Brasil bate recorde de exportações para os EUA em 2024
17 de janeiro de 2025