Segmentos que não param de crescer

Em: 11 de fevereiro de 2025
Não tem crise econômica que detenha o crescimento do segmento de estética e cosmética, que há anos de mantém em alta.

Não tem crise econômica que afete o segmento de estética e cosmética no Brasil, afinal de contas, quem é que não gosta de se cuidar, de ficar mais bonito(a)? Quanto mais a situação fica complicada, é quando muita gente procura pelo seu bem-estar e não quer perder a pose. Dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), do final do ano passado, mostraram que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, movimentando mais de R$ 100 bilhões por ano.

Em Manaus não é diferente. Os salões de beleza não veem sua clientela reduzir, muito pelo contrário, profissionais de empresas distintas até se unem para conseguir atender à demanda crescente. É o caso do Espaço Socorro Lima e do Meu Salão que, desde o ano passado, decidiram unir forças. O primeiro, existente há nove anos, na rua Maria Calderaro, 2 – Coroado 2; e o segundo, funcionando há 16 anos, na rua do Comércio, 26 – Japiim.

“Eu faço mais de 20 procedimentos estéticos no Espaço, alguns não realizados no Meu Salão, então quando a Gláucia Pandora recebe algum cliente que deseja qualquer um desses procedimentos, me aciona e eu vou até lá, da mesma forma direciono clientes para serem atendidos no Meu Salão”, revelou Socorro Lima.

“O Meu Salão funciona nesse mesmo espaço há quase 20 anos. Completamos 16 anos, agora em janeiro, e não tem crise que afete o desejo das pessoas de ficarem mais bonitas e bem arrumadas. Logo depois da pandemia, aqui ‘bombou’, porque as pessoas estavam com esses desejos retraídos. Sempre tenho muitos clientes, alguns desde o início do salão.”, contou Gláucia Pandora, proprietária do Meu Salão.

Tantos procedimentos

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor de beleza cresce a passos largos. Nos últimos cinco anos esse crescimento foi de 567%, ou seja, mais de 100% ao ano, com os serviços de estética se destacando.

“Por isso eu realizo tantos procedimentos no Espaço, porque, à medida que surgem as demandas, você precisa ir se adaptando. Faço cursos constantemente”, afirmou Socorro, que também é instrutora dos cursos de depilação no Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas).

Entre os procedimentos, Socorro confirma os dados do Sebrae se destacando, entre seus serviços, os de estética corporal e facial.

“O facial trata as rugas, as linhas de expressão, e os contornos faciais; o corporal ‘ataca’ a gordura localizada, a celulite e a flacidez. Tem ainda a famosa limpeza de pele, um dos tratamentos estéticos mais antigos, mas que sempre apresenta novidades, como os cremes que utilizamos, por exemplo”, falou.

Alguns nomes dos procedimentos precisam de explicação a fim de se saber para que servem, como o BB Glow (aplicação, com microagulhamento, de séruns e pigmentos no rosto); o HidraGloss lips (tratamento que revitaliza, torna sedoso, preenche e dá volume aos lábios); o Lash Lifting (uso de moldes de silicone para levantar os cílios desde a raiz); e o Spa Facial Asiático (são vários procedimentos como massagem, hidratação e esfoliação, que ajudam a evitar o envelhecimento precoce, o inchaço e o excesso de oleosidade no rosto).

“Se eu for falar da massoterapia, é outra lista. Até crianças têm massagens específicas, como a shantala, usada, inclusive, em bebês. Hoje os atendimentos estéticos e cosméticos se democratizaram e atendem tanto a mulheres quanto a homens, e de qualquer idade”, informou.

 

Pés e mãos    

No Meu Salão, Glaucia atende, principalmente, a cortes e tintura nos cabelos, depilação, manicure e pedicure, também de mulheres e homens.

“Me considero uma especialista em mechas. Parece que não, mas as mechas fazem muito sucesso entre as mulheres, e seguem tendências. Antes era o loiro platinado, agora mudou para o morena iluminada”, disse.

Outro tratamento muito procurado no Meu Salão é o de cílios e sobrancelhas. As pessoas podem até não perceber, mas os cílios variam, como os tecnológicos, com maior facilidade de aplicar, inclusive com aplicativos pelos quais a(o) cliente pode visualizar diferentes estilos antes de colocá-los, em definitivo.

“Cílios e sobrancelhas que se sobressaem, realçam o rosto de uma pessoa, por menor que seja o detalhe, por isso damos atenção especial a esses pêlos nas proximidades de nossos olhos”, ensinou.

Na parte de manicure e pedicure tanto são realizados embelezamentos quanto tratamentos.

“Hoje as mulheres estão usando muito as unhas alongadas, que precisam ser colocadas e retiradas com um aparelho próprio. É a moda do momento, um dos serviços mais procurados no Meu Salão. Já no spa dos pés fazemos tratamento de calosidade e contra fungos, mas os pés também recebem massagens que deixam qualquer pessoa flutuando relaxada”, garantiu.  

E os profissionais de estética e cosmética que se preparem, pois, segundo um estudo do BCG (Boston Consulting Group), os dois procedimentos devem atingir um público de 50 milhões de consumidores no Brasil, agora, em 2025.

 

 

 

Informações:  

@espacoslima – 9 9176-4652

@meusalao – 9 8119-9467

 

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
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