18 de setembro de 2024

Segurança ampliada para garantir compras de fim do ano em Manaus

Com a chegada das festas de fim de ano, os números de roubos e furtos sobem muito em todo país. A movimentação de consumidores nos centros comerciais aumenta consideravelmente. Segundo lojistas do centro da capital, a tendência com a aproximação das datas é que as ocorrências ganhem maior volume. A SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública) registrou, em novembro e dezembro de 2021, mais de 10 mil casos de roubos e assaltos. 

“A nossa percepção é que o índice desse tipo de crime deve voltar a crescer em igual período do ano passado. Para ter uma ideia, somente em novembro presenciamos vários assaltos aqui no Centro. É uma época que os bandidos aproveitam para praticar assaltos e roubos”, declarou o gerente de um estabelecimento, José Damasceno. 

Embora o vendedor de uma loja no Centro que prefere não se identificar  descreva que os melhores períodos para as vendas são novembro e dezembro,  o segmento teme em relação aos riscos de assaltos. “Não é apenas os consumidores que sofrem essa insegurança. Os lojistas e funcionários também. Os principais contratempos ao retornar às nossas casas é o medo da onda de  assaltos. Muita gente é roubada no percurso até o ponto de ônibus e no próprio ponto”, afirmou ele. 

A dona de casa Eloisa Cruz já foi vítima da ação de bandidos no Centro. “Em 2021, eu e a minha cunhada passamos por essa experiência. Em dias diferentes, eu fui abordada durante a semana e ela sofreu o assalto num sábado. As duas ocorrências aconteceram em época de festas de fim de ano”, contou ela. 

O crescimento desses crimes são motivados pela fervura que apresenta o comércio nesta época do ano. Sondagem da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) apontam que os estabelecimentos  comerciais devem vender 6% a mais este ano, ante o mesmo período de 2021. O movimento deve resultar na contratação de mais de 5 mil vagas temporárias para o Natal e Ano Novo. Número maior em comparação às ofertas dos últimos dois anos.

Reforço

Na última sexta-feira, (25), foi lançada a operação Natal Mais Seguro, que neste ano vai se estender para outros municípios do Amazonas. As zonas comerciais e espaços de compras com grande fluxo de consumidores terão o policiamento ostensivo reforçado. A ação seguirá até o mês de janeiro do próximo ano, envolvendo todas as forças de segurança do Amazonas para atuação tanto em Manaus quanto em municípios do interior.

O presidente da CDLM, Ralph Assayag, afirmou que o apoio do Governo do Estado garantirá não apenas a segurança dos consumidores, como também a garantia de vendas tranquilas para o setor comercial.

“Ajustamos com a Secretaria de Segurança Pública exatamente para que nessas datas do 13º, do período de pagamento dos salários, para que a gente tivesse o aumento da segurança pública. Isso vai ter um resultado de vendas muito bom, e só com a segurança pública nos apoiando, para que a gente possa dar tranquilidade para aqueles que vão comprar e também para pessoas que vão sair das nossas lojas ao final do expediente”, frisou Ralph Assayag.

Estrutura

De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, a operação Natal Mais Seguro envolverá toda a estrutura policial para garantir a segurança da população e dos trabalhadores do comércio.

“Onde tiver movimentação de pessoas circulando junto aos comércios teremos a intensificação do policiamento militar, mas ele não fica restrito à Polícia Militar. A Polícia Civil também estará operando na capital e no interior, as delegacias que dão flagrantes estarão com o seu efetivo reforçado, bem como as delegacias especializadas a fim de ter o atendimento necessário”, destacou Mansur.

De acordo com a Polícia Militar, todas as modalidades estarão envolvidas para garantir a segurança em pontos estratégicos como bancos, lojas, centros comerciais, mercados e supermercados. De forma ostensiva, policiais atuarão distribuídos a pé e em viaturas de duas e quatro rodas, ampliando o monitoramento de possíveis ocorrências.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Vinícius Almeida, destacou que a operação seguirá até o mês de janeiro.

“O objetivo é garantir que os comerciantes e pessoas que vão ao comércio tenham a segurança atuante, de modo que possam realizar suas compras de Natal, Ano Novo, e o comércio possa sair fortalecido. Por dia, são 700 homens atuando em todo o estado, nas zonas comerciais. Em Manaus, por exemplo, você tem não apenas o Centro, mas locais como Alvorada, Coroado, zona leste, Grande Circular, onde o comércio é muito intenso”.

Por Andreia Leite

Insta: @andreia_leite_  Twitter: @JCommercio

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar