26 de outubro de 2024

Segurança como prioridade

Comando afirmou compromisso com a formação dos mais de 1,1 mil alunos soldados e oficiais em curso de formação para integrar a PMAM

Pricila de Assis

Insta: @priciladeassis_    Twitter: @JCommercio

O Comandante-geral da PMAM (Polícia Militar do Amazonas), coronel Klinger Paiva, divulgou nesta segunda-feira (5), o balanço dos seis meses de comando e os principais focos de atuação para 2024. Desde que assumiu o alto escalão em agosto de 2023, o coronel vem atuando com as unidades e tropas para reforçar as operações de patrulhamento, especialmente, nas ações para combater o crime organizado no Estado.

Um dos destaques que o comandante-geral da PMAM informa, são os números recordes de apreensão de entorpecentes, que houve aumento de 200% nos meses de novembro e dezembro de 2023, comparados ao mesmo período de 2022.

“Estou prestes a completar seis meses no comando da Polícia Militar do Amazonas e todos os feitos, conquistas e realizações, são méritos não só do Alto Comando, mas da tropa que está todo dia empenhada em combater o crime”, disse.

Ainda no balanço do coronel Klinger Paiva, a COE (Companhia de Operações Especiais) registrou a segunda maior apreensão que foi uma tonelada de cocaína, sendo este um marco na história do Amazonas. Além deste avanço, em 2023 a PMAM encerrou o ano com 1.171 armas confiscadas, que estavam sendo utilizadas para crimes em Manaus e no interior.

Investimento

Para o comandante-geral da PMAM, é importante mencionar que uma das áreas de investimento sobre segurança pública, será no espaço de treinamento da Rocam (Ronda Ostensiva Cândido Mariano influenciando em uma tropa treinada e rápida para executar as ações.

“Estamos intensificando nossas operações contínuas, que são fundamentais para reduzir os índices de criminalidade, a exemplo da Operação Águia, que possui fases que são desencadeadas em todo o território manauara e no interior do Amazonas”, pontua.

De acordo com coronel Klinger, as tropas compõem operações integradas à segurança pública, que estão trazendo resultados expressivos no combate à criminalidade.

“Continuaremos a enviar o nosso efetivo para os municípios que recebem a Operação Protetor das Fronteiras. Na parte operacional, estudamos sempre implementar operações em áreas apontadas pela nossa inteligência e mancha criminal, que verificam bairros e zonas com maior incidência de crimes. Contudo, é neste momento que atuamos nesses pontos para inibir ações delituosas e trazer a segurança para a população de Manaus”, explica.

Na área social e administrativa, o comandante conta que o projeto para 2024 é a valorização e bem-estar do policial militar.

“Eu e toda a equipe que está à frente do comando, entendemos que precisamos voltar a nossa atenção para a saúde física e mental dos policiais militares e, também, para as demandas da nossa classe como os curso de capacitação, mais investimentos, não só em equipamentos de segurança, mas nas pautas que promovam a motivação e satisfação da tropa”, ressalta.

Concurso

O coronel da Polícia Militar do Amazonas, afirma o seu compromisso com a formação dos mais de 1,1 mil alunos soldados e oficiais em curso de formação para integrar a PMAM.

“Esses convocados fazem parte dos aprovados no último certame para a Polícia Mdo Estado e, vale lembrar que foi realizado, após mais de uma década sem novos concursos para a nossa corporação. Esse foi um compromisso do governador do Amazonas, Wilson Lima, em investir na segurança e novos policiais militares para servir e proteger a sociedade”, finaliza.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar