24 de outubro de 2024

Sem grana para um zero km?

Entusiastas não trocam por nenhum SUV o prazer de dirigir um carro mais baixo, que "veste" melhor o motorista
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Os hatches são as primeiras opções de muitos consumidores pelo preço inicial mais em conta e pela facilidade de estacionar. Já o porte alto e a versatilidade, com livre trânsito das avenidas para as trilhas, ajudam a explicar por que os SUVs se tornaram o segmento da moda. Mas e os sedãs? Eles ainda têm seus adeptos, e por diversas razões. Entusiastas não trocam por nenhum SUV o prazer de dirigir um carro mais baixo, que "veste" melhor o motorista e tem comportamento dinâmico "na mão". 

Fiat Grand Siena – R$ 44.979

Todo mundo apostava que ele sairia de linha neste ano, mas o fato é que o Grand Siena ainda está aí, num discreto fim de ciclo. É boa opção para o trabalho com aplicativos tipo Uber, graças a vários predicados: robustez, manutenção barata, porta-malas de 520 litros e predisposição para a instalação do kit GNV (gás natural).

Hyundai HB20S – R$ 48.175

Trata-se de uma das melhores opções entre os sedãs compactos, e na configuração mais bacana: com o esperto motor 1.6 flex de até 128 cv e um câmbio automático de seis marchas, com trocas rápidas e suaves. 

Citroën C4 Lounge – R$ 48.730

A boa reputação dos franceses em áreas como moda e culinária não se repete quando o assunto é carro usado: o estigma de que são modelos de manutenção cara e revenda difícil resiste ao passar dos anos. Melhor para quem quer comprar para curtir e não pensa em revender tão cedo. 

Toyota Etios Sedan – R$ 49.685

O visual do Etios Sedan está longe de arrancar suspiros, mas o pequeno Toyota consegue fisgar o comprador que busca mais eficiência.

Chevrolet Prisma – R$ 50.350

A linha Onix tem sido campeã de preferência dos brasileiros há anos. É difícil conter o fascínio diante das mudanças da linha 2020 do sedã (rebatizado para Onix Plus), mas para levar o modelo zero-km para casa será preciso desembolsar pelo menos R$ 63 mil (no caso de um LT automático). 

Chevrolet Cruze – R$ 51.284

É verdade que o Cruze 2014 é anterior ao salto de construção, estilo e desempenho da nova geração, apresentada em meados de 2017. Mas o sedã da GM já era um carro de presença em sua primeira encarnação.

Ford Focus – R$ 53.301

Se você não tem restrições a modelos que já saíram de linha, eis uma opção a considerar. Um sedã médio com acento esportivo, tanto no estilo fastback como no comportamento dinâmico. 

Volkswagen Jetta – R$ 56.123

O sedã Volkswagen é uma das escolhas para aquele consumidor que precisa de um carro de perfil mais tradicional, para trabalhar e levar a família, mas no fundo gostaria de ter um esportivo. 

Koenigsegg Gemera surpreende com motor de 3 cilindros e 600 cavalos

Crédito: Divulgação

A sueca Koenigsegg tem um novo hiperesportivo e este é o Gemera, que deveria estar no Salão de Genebra, porém, este foi cancelado por conta do coronavírus. De qualquer forma, a empresa de Christian von Koenigsegg revelou pela internet que seu carro tem um algo a mais, surpreendente.

O Koenigsegg Gemera tem quatro lugares, câmeras no lugar dos retrovisores e telas planas para cluster e multimídia, além de nada menos que 1.700 cavalos. Estes, em grande parte, fornecidos por três motores elétricos de alta potência. Até aí tudo bem, já que existem outros hiper carros totalmente elétricos com até mais cavalaria.

Contudo, esse conjunto é híbrido plug-in e o propulsor-gerador é um pequeno motor de três cilindros, bem distante daquele que o BMW i8 emprega. Com 2.0 litros e sem comandos de válvulas, ele entrega nada menos que 600 cavalos a 7.500 rpm e 61 kgfm entre 2.000 e 7.000 rpm, sendo considerado o três cilindros mais potente do mundo.Batizado de TFG (Tiny Friendly Giant), o propulsor utiliza a tecnologia FreeValve, patenteada pela própria Koenigsegg e ainda avaliada pela chinesa Qoros, que exibiu alguns carros portando motores sem comando de válvulas.

Honda estaria preparando um novo SUV compacto global

Crédito: Divulgação

 Honda estaria preparando mais um SUV compacto de alcance global, de acordo com o site Autocar Índia. O modelo ficará abaixo do HR-V, que na próxima geração ficará maior, com algo em torno de 4,40 metros.

Por conta disso, a Honda estaria pronta para adicionar um novo SUV abaixo dele, porém, não em um porte exatamente intermediário entre o crossover global e o WR-V, por exemplo. Comenta-se que este produto terá menos de 4 metros para rivalizar com o Toyota Raize e Daihatsu Rocky.

Estranhamente, isso o coloca em rota de colisão com o WR-V, que tem o mesmo porte e foi projetado com base no Fit, recebendo logo mais uma atualização visual. A princípio, o estilo será mais SUV que crossover, tendo assim um porte mais robusto e um arranjo diferente para emplacar bem em todos os mercados.

A informação diz que o SUV terá a mesma plataforma dos novos Fit/City, reduzindo os custos de desenvolvimento e produção. No site japonês Best Car Web, duas projeções dão uma ideia de como esse carro será, sendo um modelo mais próximo de uma minivan que um utilitário esportivo de fato.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

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