Dois seminários aconteceram no Estado do Mato Grosso promovidos pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e fazem parte de uma ação da política territorial da pesca e aquicultura do baixo Araguaia. No dia 04 de julho, em Luciara, o debate foi sobre “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Tartarugas e no dia 05 de julho, em São Felix do Araguaia foi discutido o “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pirarucu”.
O objetivo dos seminários foi proporcionar aos aquicultores e pescadores interessados na atividade da aquicultura, o acesso aos conhecimentos técnicos e científicos sobre a produção, comercialização de quelônios (tartarugas) e do Pirarucu, gestão de empreendimentos aquícolas, a troca de experiências com técnicos de extensão, e ainda, reunir produtores interessados em desenvolver e integrar a cadeia produtiva. Os participantes ainda tiveram acesso a mais informações sobre desenvolvimento regional sustentável, conhecimentos para produção lucrativa, preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e incentivar o uso racional dos recursos naturais.
O seminário de Luciara contou com representantes da Sema (Secretaria do Estado do Meio Ambiente) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), produtores, aquicultores e o secretário de assuntos estratégicos do estado do Mato Grosso, Renaldo Loffi. Uma nova data foi marcada (16 a 23/07) para dar continuidade ao seminário com ações práticas e diferenciadas, como visitas em locais de desova das tartarugas e melhor conhecimento da espécie em seu habitat.
Em São Felix do Araguaia, o seminário contou com a participação de quase cem pessoas, entre aquicultores, produtores, órgãos da região e representantes da prefeitura. Além da palestra, foram feitas visitas técnicas a três reservatórios da região e em dois lagos naturais para estudos futuros.
Seminários discutiram desenvolvimento de pesca
Em: 12 de julho de 2010
Dois seminários aconteceram no Estado do Mato Grosso promovidos pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e fazem parte de uma ação da política territorial da pesca e aquicultura do baixo Araguaia
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026