A Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) receberá queijarias premiadas de Autazes para uma edição especial da Feira do Queijo no Carnaval, o Carna Pro Queijo. O evento busca divulgar na capital amazonense queijos de alta qualidade, já reconhecidos em outros estados e até no exterior.
A Queijaria D’Lourdes, de Autazes, acumula o maior número de prêmios entre as queijarias amazonenses e já conquistou reconhecimento nacional e internacional.
Para expandir o mercado de queijos do Amazonas, a Associação dos Produtores, com apoio da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA) e da Sepror, organizou a feira, onde serão vendidos queijos com Indicação Geográfica (IG) e o Selo Arte, que permite a comercialização em todo o Brasil.
A feira será realizada no dia 28 de fevereiro, no estacionamento do Sistema Sepror, das 8h às 16h. Duas queijarias oferecerão um total de 600 quilos de queijo (300 quilos de cada produtor), proporcionando ao público de Manaus a oportunidade de conhecer, degustar e comprar produtos que colocaram o Amazonas no mapa mundial dos queijos especiais.
Participam do evento:
- Queijaria D’Lourdes, premiada pela Ricota de Búfala.
- Queijaria Fazenda Água Verde Queijaria Original, vencedora da medalha de prata com o Queijo Coalho de Búfala.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou que o investimento na produção de queijos fortalece uma atividade consolidada no mundo inteiro e em expansão no Amazonas.
“São produtos reconhecidos nacionalmente e que geram novos negócios para o setor primário. A feira Carna Pro Queijo é uma oportunidade única para que os manauaras conheçam nossos queijos especiais”, afirmou.
O Governo do Amazonas investe na produção de laticínios nos municípios com potencial produtivo, por meio de programas como o melhoramento genético. Tecnologias como a inseminação artificial em bovinos e bubalinos e a certificação do Selo Arte estão abrindo novas possibilidades para a indústria de laticínios no estado.
Concedido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), o Selo Arte certifica a comercialização de produtos de origem animal em todo o Brasil, garantindo qualidade e conformidade com normas sanitárias.