Os supermercados brasileiros caminham para encerrar 2012 com volume de vendas praticamente estável em relação ao ano passado, resultado de preços mais altos e mudanças no comportamento do consumidor, tendência que deve se manter também no próximo ano.
A Abras, associação que representa o setor no país, divulgou ontem, em parceria com a Nielsen, que o volume de vendas acumulado de janeiro a outubro teve ligeira queda de 0,2 %, revertendo o cenário visto um ano antes, quando houve alta de 2% sobre 2010. Em 2011 como um todo, o volume de vendas subiu 1,8 % sobre o ano anterior.
“Preço é um fator determinante, principalmente para o novo consumidor, que está entrando no mercado”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda. “O volume também está começando a ser afetado pela entrada de muitas categorias de produtos no atacarejo, um dos segmentos que mais cresce”.
A medição de vendas dos supermercados não inclui o segmento chamado de atacarejo, estabelecimentos caracterizados por distribuir produtos a preços mais baixos.
“Com o aumento de renda, o consumidor também está sofisticando seus hábitos de consumo, buscando experimentar novidades”, acrescentou o diretor de atendimento ao varejo da Nielsen, Olegário Araújo.
Nos dez meses até outubro, as cestas de bebidas não-alcoólicas e de limpeza caseira foram as únicas a apresentar crescimento em volume, de 1,5 e 0,1 por cento, respectivamente.
Já a cesta de bebidas alcoólicas teve vendas em volume estáveis e queda de 0,9 % em cerveja. Todas as demais cestas de produtos registraram queda no volume de vendas.
“Devemos fechar o ano com estabilidade no volume (de vendas)”, disse Honda. “Nos próximos anos, o crescimento em volume deve ser moderado… o setor não consegue sustentar os níveis de 6% (de crescimento em volume) já atingidos”.
A Abras informou também que as vendas reais dos supermercados brasileiros subiram 2,38% em outubro, na comparação com o mesmo mês em 2011. Em relação a setembro, houve alta de 2,2%.
Nos dez meses do ano até outubro, as vendas cresceram 5,18%, em linha com a previsão da associação para o fechado de 2012, de aumento de cerca de 5%.
Setor deve fechar com vendas estáveis
Em: 28 de novembro de 2012
Os supermercados brasileiros caminham para encerrar 2012 com volume de vendas praticamente estável em relação ao ano passado, resultado de preços mais altos e mudanças no comportamento do consumidor, tendência que deve se manter também no próximo ano
Redação
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