Setor discute novas práticas para elaborar vinhos

Em: 15 de abril de 2008
O Rio Grande do Sul representa 90% da produção nacional de vinhos. De acordo com o levantamento da safra de uvas, realizado pelo Ibravin
O Rio Grande do Sul representa 90% da produção nacional de vinhos. De acordo com o levantamento da safra de uvas, realizado pelo Ibravin

Atualizar as práticas para a elaboração de vinhos e definir as atividades do setor da vitivinicultura para 2008 são os principais assuntos da 10ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados que acontece às 14 horas desta terça-feira. O encontro será na sala de reuniões, sobreloja do edifício-sede do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O Rio Grande do Sul representa 90% da produção nacional de vinhos. De acordo com o levantamento da safra de uvas, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro de Vinho), em convênio com o Mapa e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do RS, em 2007, foram processados 570 milhões de quilos de uvas, resultando em 318 milhões de litros de vinho e 30 milhões de litros de suco de uva. A área plantada abrangeu 35 mil hectares, envolvendo 15 mil agricultores familiares gaúchos.
O Brasil importou, no ano passado, em torno de 60 milhões de litros de vinho, principalmente do Chile, Argentina e Itália. Já na exportação, o país alcançou 3,5 milhões de litros de vinhos. Entre os principais importadores estão o Paraguai, Estados Unidos e Japão.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar