Setor elétrico debate cenários e projeções para 2008

Em: 1 de fevereiro de 2008
Ao montar a agenda, Vinnicius explicou que procurou reunir representantes do operador, regulador e planejador, além dos consumidores.
Ao montar a agenda, Vinnicius explicou que procurou reunir representantes do operador, regulador e planejador, além dos consumidores.

Reunir grandes nomes do setor elétrico brasileiro para traçar os cenários e as projeções de mercado de energia para 2008 é a proposta da conferência que a IBC organizará no final de fevereiro, em São Paulo. Estudos sobre oferta e demanda, alternativas de geração, impactos da regulação e projeções de ­investimento integram a pauta do evento, que acontece nos dias 27 e 28.

Para o gerente da IBC responsável pelo evento, Vinnicius Vieira, “a idéia do encontro é criar um ambiente propício para que os participantes também exponham suas opiniões e dividam soluções, contribuindo para os debates e enriquecendo a análise dos cenários para 2008.” Ao montar a agenda, Vinnicius explicou que procurou reunir representantes do operador, regulador e planejador, além dos consumidores.

Programação agitada

Na abertura do encontro, o diretor associado da Standard & Poors, Marcelo Costa, fará uma análise macroeconômica para 2008 e mostrará os fatores que podem impactar o mercado de energia. Em seguida, os debates devem se concentrar na oferta e demanda de energia neste ano, em alternativas de fontes energéticas, na representatividade dos projetos estruturantes para a oferta de energia elétrica, e no papel do gás natural para o atual cenário energético brasileiro.

No dia 28, um workshop liderado pelo diretor jurídico do Grupo Rede, Alexei Macorin Vivan, e pelo advogado e general manager finance do escritório Bastos Tigre, Heller Redo Barroso, mostrará aos participantes como se antecipar e se preparar para as mudanças regulatórias que podem influenciar a atuação das empresas envolvidas com o segmento energético. Em debate a lei de leilão, a composição das tarifas, competência dos órgãos regulatórios e cálculos tributários, entre outros temas.

A organização do ­evento é da IBC, que também ­promove o Energy Summit, o Gas Summit Latin America e o Congresso latino-americano de ­integração energética, entre outros eventos para o setor energético.

Para 2008, a IBC informa que o encontro ­internacional de gás deve acontecer no final de maio em SP, o Energy Summit no início de agosto no Rio, e o “Energy Integration Congress” em outubro, na Colômbia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar