24 de outubro de 2024

Shoppings encerram o ano com alta em novas operações

Shoppings miram e-commerce

Com aumento em novas operações no terceiro trimestre, 2022 foi um ano de incremento para os shoppings em todo Brasil. Ao todo, 1.419 marcas  inauguraram  nos centros de compras com crescimento de 16,2% ante a adesão de 1.221 ­no mesmo período de 2021. Sobre o segundo trimestre de 2022, a alta foi de 19%. 

De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, este foi o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas do registrado no quarto trimestre de 2021, com 1.560 inaugurações.

Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, influenciadas pela evolução no modelo de negócios dos empreendimentos que incrementaram novas opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes, as marcas sentem-se cada vez mais motivadas a expandirem seus negócios nos shopping centers. “É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, finaliza o executivo.

De acordo com a sondagem, no intervalo, os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram: alimentação e bebidas, ao reunir 26% das marcas; seguidos por vestuário (20%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); acessórios (5%); perfumaria e cosméticos (5%); calçados (5%); entretenimento (4%); telefonia e acessórios (4%); serviços estéticos (4%); relojoaria e joalheria (2%); livraria e papelaria (2%), artigos esportivos (2%); e óticas (2%).

Amazonas

As oportunidades de expansão de forma consistente também impulsionaram o segmento no Amazonas. No contexto geral, muitos shopping centers na capital encerraram em 2022, com novos investimentos e aquisições.  A abertura de novas lojas indicou resiliência do mercado mesmo após o impacto da pandemia. 

O Millennium Shopping, por exemplo, registrou ao longo de 2022, 13 novas lojas e quiosques. “As inaugurações também contribuem para o aquecimento da economia da cidade, fazem o dinheiro circular e geram empregos”, destacou o gerente geral do Millennium Shopping, Miguel Christoph.

Através de pesquisas de mercado para identificar o desejo dos consumidores, entre as novidades, o público agora tem à sua disposição mais opções nos segmentos de serviço e alimentação.

Entre as marcas: Vivo, Dr. Guaraná, Clínica Adriana Mariano, Salomé Grill, Milky Moo, Cacau Show, Centro de Aromaterapia, Cheirin Bão, Lava Jato N1 Ecowash, 10 Pasteis, X Cases, Sano Sushi, e Espetoleto foram as operações que inauguraram em 2022.

O gerente geral destaca que o shopping vai além do perfil de centro de consumo. “Aqui, nosso cliente pode fazer a feira, aproveitar para dar uma passada na farmácia, se divertir com os filhos no cinema, ir ao médico, ter um almoço em família ou apenas passear”, destacou.

O empreendimento conta com papelaria, casa lotérica, clínicas, laboratórios, farmácias e correios. O Millennium é o único shopping instalado dentro de um complexo multiuso, que oferece também serviços médicos (torre médica), hotel e torre comercial.

Lojas previstas

Projeção

Para 2023, o Millennium Shopping espera trazer mais novidades aos seus consumidores. Entre elas, a inauguração da academia Engenharia do Corpo, Clínica Iceam, Clínica Salut a Te, Gusta + Gelateria, Clínica Ortho Prime, Relojoaria Rocha, Kassara Nails, e Apuaú Pesca.

O Manauara Shopping também segue essa expansão e reforçou o mix de operações e serviços em 2022. O crescimento em diversos segmentos alcançou setores como o de vestuários, calçados, alimentos, brinquedos, cosméticos entre outros. As inaugurações ampliaram a experiência dos visitantes que reconhecem o centro de compras como um espaço de novidades.

“Crescemos em todos os segmentos e aumentamos as opções de lojas e produtos à disposição dos clientes. Foi um ano positivo e seguimos para 2023 com o propósito de trazer muitas novidades aos nossos visitantes”, disse Izabel Portela, superintendente do Manauara Shopping.

No segundo semestre, o setor de entretenimento ganhou o maior e mais novo complexo de cinemas da rede UCI da cidade, com dez novas salas e uma grande novidade: a sala Xplus, forte atração do público, devido à projeção digital em 4k e sistema de som 360 DOLBY ATMOS espalhada por todo o espaço.

O setor de vestuário, alimentação, moda fitness e acessórios estão entre os segmentos inaugurados. A loja Clube Morena Rosa, a Kings Sneakers, Body For Sure e Plié fazem parte do mix de lojas.

Novas operações para 2023

O ano de 2023 já começa com novidades para os manauaras. Quatro novas operações estão com contrato assinado e inauguração ainda nos primeiros meses do ano.  São elas: a marca Luiza Barcelos, com sapatos, acessórios e bolsas, a Casa Prado, especialista na moda masculina, a loja de produtos naturais Bio Mundo, e a franquia Zero que vai oferecer uma alimentação livre de glúten, lactose, soja e açúcar refinado. 

“Estamos sempre acompanhando as tendências do mercado visando oferecer aos visitantes, cada vez mais, melhores opções de compras. A ideia é ampliar nossas ofertas de produtos e serviços, e com isso, aumentar a experiência de compras e a sensação de bem-estar dos consumidores”, conclui Izabel.

O diretor institucional da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping),  Luis Augusto Ildefonso, considera que as novas operações comerciais são sinalizadores de aquecimento para o setor. “Com o retorno das atividades em uma velocidade  maior do que os empresários esperavam”. 

Para ele, é fundamental nos shoppings e principalmente para os consumidores, que ganham novas opções de compras, valorizando e aquecendo o mercado. “Os shoppings nas carteiras que tem de prováveis novos parceiros, eles têm um estudo prévio onde mostra aquelas empresas que provavelmente terão mais sucesso. E normalmente essas previsões não tem erro, o que facilita o crescimento do comércio local e dos próprios shoppings, e mais uma vez, a satisfação dos clientes”.  

Outros números da pesquisa

O levantamento Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão ainda constatou que, no 3º trimestre de 2022, o nível de vendas dos shoppings cresceu 13,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar