Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas nesta terça-feira (10), o deputado Sidney Leite (DEM) fez um relato de suas visitas aos municípios do alto Solimões e alto rio Negro durante o feriado da Semana da Pátria. O parlamentar lamentou a ausência do governo federal na região de fronteira no rio Negro.
Segundo Sidney Leite, que visitou comunidades indígenas no alto rio Içana, o governo federal está humilhando os indígenas brasileiros quando deixa no abandono as 15 aldeias da região. Elas não contam com um polo básico de saúde, a única escola está em precárias condições. Além disso, os moradores não têm meios de transporte para chegar à sede do município de São Gabriel da Cachoeira onde recebem seus benefícios e atendimento de saúde.
“Não há em São Gabriel da Cachoeira –que congrega em torno de 20 etnias –nenhum polo básico de saúde construído ou instalado pelo governo federal. A Ação, onde funciona o polo básico, é uma casa construída pelas lideranças indígenas feita de madeira e barro, coberta de palha, de chão batido, sem as mínimas condições de funcionamento”, disse o parlamentar.
Segundo Sidney Leite, as dificuldades são tantas que, quando o indígena se desloca para a sede para receber o bolsa família, depois de acumular três meses, ele gasta todo esse dinheiro para comprar comida para a viagem e pagar o combustível. “Ou seja, ele acaba fazendo apenas uma visita à cidade de São Gabriel da Cachoeira. E aqueles que dispõem de algum recurso não têm onde comprar, pelo isolamento e pelas dificuldades”.
O deputado apelou em nome das comunidades pela construção de um trecho de estrada na região e a presença dos Correios para que eles possam receber seus benefícios, que os professores possam receber seus salários e com isso também melhorar os serviços de comunicação.
Sidney Leite denuncia abandono da saúde indígena no rio Negro
Em: 11 de setembro de 2013
Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas nesta terça-feira (10), o deputado Sidney Leite (DEM) fez um relato de suas visitas aos municípios do alto Solimões e alto rio Negro durante o feriado da Semana da Pátria
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Dino exige criação de código único para fiscalização de emendas parlamentares
9 de setembro de 2026

Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
9 de setembro de 2026

Roupas lideram intenção de compra na Black Friday 2026, aponta estudo
9 de setembro de 2026

Combustíveis e agricultura familiar recebem quase R$ 7 bi em créditos
9 de setembro de 2026

Lula pede quebra completa de sigilo do caso Master “doa a quem doer”
9 de setembro de 2026

Mendonça solta ex-procurador do INSS indiciado por desvios
9 de setembro de 2026

Dinheiro esquecido nos bancos sobe para R$ 5,65 bilhões
9 de setembro de 2026
