O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu a candidatura do governador de Minas, Aécio Neves, para a Presidência da República em 2010. Na opinião de Simon, o PSDB tem dois nomes fortes hoje para a chapa presidencial: os governadores Aécio e José Serra (SP).
Contudo afirma que Aécio teria mais chance do que Serra de vencer as eleições. “O Serra tem um problema -é uma bela pessoa, gosto muito é meu amigo. É de São Paulo -que está há 16 anos na Presidência (dois mandatos de FHC e dois de Lula). Há um desejo de alteração desse quadro. Enquanto o Aécio completou oito anos de governador e é um candidato natural. A candidatura natural do Serra é a reeleição, mais quatro anos no governo de São Paulo e a de Aécio é a candidatura à Presidência”.
Apesar de defender a candidatura tucana de Aécio, Simon deixou claro que o mineiro seria bem-vindo no PMDB. “Chama atenção também que o presidente da República tem falado no nome do Aécio, dizendo que o PT não precisa, na opinião dele, obrigatoriamente, de ter um candidato próprio. Você já poderia fazer conjecturas. O primeiro nome que ele fala é do nome no Aécio”.
O governador de Minas, por sua vez, evitou comentar sua possível candidatura em 2010. “Não estamos tratando disso. Eu tenho de ter muita cautela. Precipitar agora, na minha avaliação pessoal, esse debate, não ajuda, sobretudo a minha responsabilidade administrativa”.
Ele agradeceu os elogios de Simon, mas disse que tudo deve ser debatido no momento adequado. “Certamente ainda não é para mim o momento de tratar de sucessão presidencial. Até porque ninguém construirá, apenas a partir da vontade pessoal, um projeto presidencial que vale a pena para o país. É preciso que as convergências ocorram no tempo adequado”.
Aécio Neves condecorou Simon com a Medalha Juscelino Kubitschek, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG).
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também




BRB Avança no Setor com Compra Legal do Banco Master
9 de maio de 2025

Prefeitura avança para tarifa social de R$ 4,50 nos ônibus de Manaus
9 de maio de 2025

MEC divulga datas de inscrição e de realização das provas do Enem 2025
9 de maio de 2025

Mulheres na arte urbana
9 de maio de 2025

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais
9 de maio de 2025