Social Commerce conquista brasileiros

Em: 26 de dezembro de 2011
Nova modalidade de negócio alia venda de produtos a bate-papo e troca de informações pelas mídias sociais
Nova modalidade de negócio alia venda de produtos a bate-papo e troca de informações pelas mídias sociais

Quando as redes sociais se unem ao e-commerce algo inovador acontece: o Social Commerce. Essa nova tendência, ainda pouco usada no Brasil, permite à empresa conquistar novos consumidores e impulsionar as vendas. Para se ter uma ideia, essa novidade promete ainda este ano movimentar cerca de US$5 bilhões e mais US$30 bilhões até 2015.
E quem decidiu aportar nesse segmento foi o web designer Jônatas Lima e o analista de sistemas Wesley Santos, ambos desenvolveram o GuruLike (http://www.gurulike.com.br) e o Compritada$ (http://compritadas.com.br/), duas plataformas criadas para o começo do social commerce no Brasil. “Social commerce não é apenas moda, é uma tendência que já virou realidade para milhares de pessoas. A possibilidade de comprar ao mesmo tempo em que bate-papo com os amigos e pedir indicação sobre lojas, produtos e serviços acontece na sua vida de várias pessoas diariamente”, disse Lima, que destaca que o Facebook possibilitou a interação direta entre lojistas e clientes, tornando assim a compra muito mais prática e rápida, pois seu cliente não necessita sair da rede social para concluir uma compra ou entrar em contato com a loja.
Ele conta que o Compritada$ está há quatro meses no mercado, sendo reconhecido e anunciado em diversos artigos como o ‘O verdadeiro Social Commerce’, enquanto o GuruLike com apenas um mês no mercado, já firmou grandes parcerias e é reconhecido com uma grande inovação, sendo anunciado em diversos artigos como o ‘Primeiro comparador de preços do Social Commerce’.
Segundo Lima, a ideia do Compritada$ surgiu como uma forma de solucionar o problema de que para se realizar uma venda ou compra é necessário deixar o ambiente das redes sociais. “Com a novidade o usuário poderá, por exemplo, receber pelo Twitter links que levam direto para o carrinho de compras ou para aquelas ofertas exclusivas, poder visualizar produtos e solicitar opiniões de amigos e para quem vende a vantagem é a influência que as pessoas geram uma nas outras”, destaca o empresário.
Para realizar as compras, o site conta com um sistema que informa em tempo real o status das transações via direct message, e para empresas que possuem um sistema de pagamento próprio o portal redireciona o usuário à loja virtual da companhia. “O portal nasceu integrado ao sistema de pagamento PagSeguro, atendendo às necessidade de usuários comuns e até de grandes empresas”, defende Lima.

Vitrine virtual

Para ele, as duas plataformas são excelentes vitrines para as empresas, uma vez que o Compritada$ mostra em tempo real possíveis compradores dentro do Twitter e o GuruLike indica todos os produtos e serviços do Social Commerce, fugindo dos grandes players de e-commerce e tendo assim preços mais competitivos.
E como toda novidade traz uma necessidade, assim nasceu o GuruLike, ele reúne e compara preços e produtos de todas as lojas que fazem parte do Social Commerce, facilitando e agilizando as buscas entre os milhares de produtos e serviços ofertados. “Atualmente ele conta com mais de onze mil produtos catalogados e mais de 160 lojas cadastradas, diariamente recebe mais de 600 consultas em produtos e serviços”, informou Jônatas Lima.

Brasileiro é extremamente sociável

Lima ressalta que embora o social commerce ainda esteja em fase inicial, já é possível reparar no sucesso dessa fórmula. “Primeiro porque o brasileiro é altamente social. Diferentemente de outros países, por aqui é possível ver duas pessoas que não se conhecem conversando no ponto de ônibus, ou na fila do banco. E esse é um dos motivos que fizeram as redes sociais estourarem pelo país”, opina o empresário.
Um das empresas que decidiu apostar nessa novidade foi a Magazine Luiza, uma das primeiras lojas físicas nacionais a vender pela internet, que agora alia o social commerce em suas ações de varejo online. Outra é a marca Carioquez, que em sua página no Facebook, o internauta encontra as peças que já fazem parte da loja virtual, lá ele pode desde Curtir, Compartilhar e, claro, comprar, com total segurança. No Brasil, cerca de 3 mil marcas já apostam nas transações realizadas pelas redes sociais.
Para quem ainda desconfia que o social commerce seja importante, dados do levantamento Oh!Panel, apontam que 79% dos internautas consideram que a opinião de amigos nas redes sociais são as mais confiáveis. Em outras palavras, redes sociais são muito mais do que apenas entretenimento.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar