A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) participa amanhã da comitiva governamental, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Peru. A iniciativa está inserida na estratégia do Governo Federal de investir no aprofundamento das relações com os países latino-americanos.
Por ocasião da visita, o governo brasileiro está incentivando a realização de missão empresarial ao país vizinho com expectativa de oportunidades de negócios às empresas participantes, em setores como o de agronegócios, automobilístico, consultoria/engenharia, construção civil, infraestrutura, logística, mineração, produtos de segurança e defesa, telecomunicações, têxteis, turismo e serviços.
Na agenda, está previsto o seminário “Interoceânica: uma nova ligação entre Brasil e Peru”, organizado pelo Departamento de Promoção Comercial do MRE (Ministério das Relações Exteriores). O Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), será representado no seminário pelo secretário-executivo, Ivan Ramalho. Uma das palestras programadas para acontecer durante o evento será proferida pela superintendente da autarquia, Flávia Grosso, e abordará o tema “Perspectivas comerciais e de investimentos geradas pelo Eixo Amazônico Paita-Manaus”.
A rodovia Interoceânica ligará o sul do Peru ao Norte e Centro-Oeste do país e possibilitará o acesso brasileiro aos portos de Ilo, Matarani e San Juan, banhados pelo Oceano Pacífico, o que deverá contribuir para o aumento das transações comerciais do Brasil – em especial da ZFM (Zona Franca de Manaus) – com os países asiáticos, além dos países vizinhos. “Considero a participação da Suframa nesta visita ao Peru um cenário propício à promoção do modelo ZFM, divulgação das potencialidades da região, além de se tratar de uma oportunidade ímpar para atração de novos investimentos e incremento das relações comerciais entre os dois países, com vistas ao fortalecimento do mercado Pan Amazônico”, ressaltou a superintendente.
Serão realizadas ainda as palestras “Os benefícios da Interoceânica para os estados de Rondônia e Acre”, “Construindo uma nova via de negócios”, “Investindo no futuro”, “Concretizando negócios”, “Ampliando mercados no eixo amazônico” e, para finalizar, haverá a apresentação “Destino Brasil”.
Memorando de entendimento
Durante a permanência da comitiva governamental e da delegação de empresários brasileiros no Peru, a Suframa e o Ceticos Paida (Centro de Exportação, Transformação, Indústria, Comercialização e Serviços de Paita), órgão público vinculado ao governo peruano, assinarão memorando de entendimento de complementação comercial e industrial.
O documento prevê a elaboração de uma agenda comum orientada ao uso, administração e desenvolvimento de investimentos para promoção de atividades dos dois órgãos governamentais. Por meio da assinatura do memorando, Suframa e Ceticos Paita devem ampliar as ações de cooperação em áreas consideradas estratégicas, como inovação tecnológica e logística e intercâmbio de conhecimento, com base na experiência do modelo ZFM.