Taxa média de juros aumenta pela 3ª vez no ano, alerta Anefac

Em: 11 de maio de 2011
As taxas de juros cobradas em operações de crédito para consumidores e empresas subiram em abril ante março, de acordo com levantamento divulgado ontem pela Anefac
As taxas de juros cobradas em operações de crédito para consumidores e empresas subiram em abril ante março, de acordo com levantamento divulgado ontem pela Anefac

As taxas de juros cobradas em operações de crédito para consumidores e empresas subiram em abril ante março, de acordo com levantamento divulgado ontem pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Segundo a entidade, este é o terceiro aumento mensal do ano e o segundo consecutivo.
O juro médio para pessoas físicas teve alta de 0,03 ponto percentual, passando de 6,78% ao mês em março para 6,81% mensais em abril. A pesquisa mostra que os juros médios do cheque especial tiveram um aumento de 0,19 ponto percentual, de 7,78% mensais em março para 7,97% ao mês em abril. No mesmo período, os juros cobrados pelo empréstimo pessoal bancário subiram 0,02 ponto percentual, de 4,68% ao mês em março para 4,70% mensais em abril. Já a taxa média do cartão de crédito se manteve em 10,69% ao mês.

Consumo e inflação

A taxa média cobrada para empresas avançou 0,04 ponto percentual na mesma comparação de períodos, de 3,92% ao mês em março para 3,96% mensais em abril. Segundo a Anefac, esta é a maior taxa média de juros para empresas desde agosto de 2009. “Estas elevações podem ser atribuídas a todas as medidas que vêm sendo implementadas pelo Banco Central para frear o consumo interno e reduzir a inflação”, afirmou a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, em nota divulgada ontem à imprensa.
Entre as medidas, a entidade cita o aumento dos depósitos compulsórios e a alta da Selic (a taxa básica de juros da economia). A Anefac também estima que as taxas de juros voltarão a ser elevadas nos próximos meses, em razão dos efeitos das medidas já adotadas pelo governo federal.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar