Os juros médios cobrados dos consumidores tiveram redução de 0,07 ponto percentual em novembro, passando para 6,96% ao mês e 124,21% ao ano, segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças) divulgada na quarta-feira.
As taxas de juros são as menores da série histórica iniciada no mês de janeiro de 1995.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas o cartão de crédito manteve a taxa inalterada, enquanto as demais linhas de crédito tiveram os juros reduzidos. Para empresas, todas as linhas de crédito pesquisadas foram reduzidas.
A taxa de juros média para pessoa jurídica teve queda de 0,16 ponto percentual, passando para 3,75% ao mês e 55,55% ao ano no mês de novembro, sendo essas as menores taxas desde fevereiro de 2001.
A redução pode ser atribuída ao bom momento da economia brasileira, à maior competição do sistema financeiro e à expectativa da redução da inadimplência com a retomada do crescimento do emprego e da renda, de acordo com a Anefac.
No período de dezembro de 2008 a novembro passado, a Selic teve redução de 5,00 pontos percentuais, indo de 13,75% ao ano para 8,75%.
Neste intervalo, a taxa para pessoa física apresentou queda de 13,70 pontos percentuais e os juros cobrados de empresas, 11,14 pontos percentuais.
Taxas caem em novembro para o menor nível desde 1995
Em: 17 de dezembro de 2009
Os juros médios cobrados dos consumidores tiveram redução de 0,07 ponto percentual em novembro, passando para 6,96% ao mês e 124,21% ao ano, segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças) divulgada na quarta-feira
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026