O vereador Isaac Tayah (PTB) anunciou ontem, 20, que não é mais o líder do prefeito Amazonino Mendes na CMM (Câmara Municipal de Manaus). O principal motivo do racha na base aliada é a disputa pela presidência da Casa entre Isaac e Homero de Miranda Leão (PHS), que acontecerá na próxima quarta-feira.
Tayah, que há oito anos pertence a base de apoio de Amazonino, falou que ficou sabendo da decisão por “terceiros” e que é um alívio não representar mais o Executivo na CMM. “Graças a Deus eu não sou mais da liderança do prefeito. Fiquei sabendo por terceiros que o prefeito pretende apoiar o vereador Homero de Miranda Leão. Fui eleito pela população e não pelo prefeito”, frisou.
O parlamentar afirmou ainda que o vereador Leonel Feitosa (PSDB) seria seu provável sucessor (o que foi negado pelo vereador) e que a decisão em nada afetará sua candidatura. “Eu tenho o apoio do partido e vou manter minha candidatura. Cheguei atrasado na sessão, pois, estava reunido com meus correligionários que apoiam minha postura independente perante o Executivo”, garantindo que sua relação com o prefeito não está abalada.
A falta de sintonia entre Tayah e Amazonino ficou evidente desde a votação da única emenda apresentada ao PPA (Plano Plurianual) de Manaus, pelo vereador José Ricardo (PT) e Ademar Bandeira (PT). Na ocasião, Tayah foi favorável a emenda que propunha o destinamento de 3% do Orçamento municipal, estimado em R$ 2,496 bilhões para 2011, para projetos de emendas apresentadas pela sociedade civil e mais 3% para projetos de emendas apresentadas por vereadores.
Além de propor a redução gradual do índice de remanejamento do Orçamento, que hoje é de 25% em 5% ao ano, até o limite de 15% do remanejamento.
Tayah, que é presidente da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerou a derrubada da proposta um retrocesso para as políticas públicas do município.
“Perdemos a chance de fixar 3% do Orçamento para que cada vereador pudesse elaborar de forma direta o mesmo, como já acontece no Congresso Nacional. Mas se ganhar a eleição, uma das minhas primeiras medidas como presidente será derrubar essa decisão que contraria a transparência desta Casa”, destacou Tayah em entrevista para o Jornal do Commercio.
Luiz Alberto Carijó (PTB), presidente da Casa, não quis se pronunciar sobre o fato dirigindo-se a questão como assunto menor. “Isso será tratado entre duas lideranças, a do Executivo e do Legislativo. E de forma alguma isso vai mudar minha relação com o prefeito”, disse.
2010 deveria ser um ano tranquilo para a administração do prefeito Amazonino Mendes, já que em outubro de 2009 ele conseguiu se livrar do processo de cassação instaurado pelo Ministério Público.
O que segundo declarações do próprio prefeito, na época, era o que mais dificultava o andamento de sua gestão.
Mas, o cenário pintado no decorrer deste ano não foi nada favorável ao Executivo, que além de perder o apoio de um dos seus maiores políticos (Isaac Tayah), está sendo acusado de desvio do dinheiro público através do contrato milionário com a Emparsanco S/A Engenharia e Arquitetura, contratada pela prefeitura para realizar as operações de “Tapa Buracos”, no período que antecedeu o 1º turno das eleições.
Problemas com trânsito, transporte, infraestrutura, também fazem parte da lista de transtornos enfrentados por Amazonino, que já sinaliza cansaço em sua gestão.
Tayah deixa a base aliada de Amazonino
Em: 21 de dezembro de 2010
O vereador Isaac Tayah (PTB) anunciou ontem, 20, que não é mais o líder do prefeito Amazonino Mendes na CMM (Câmara Municipal de Manaus)
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026