Interlocutores peemedebistas informaram que, com isso, Temer espera que o impasse no Senado não contamine as negociações já fechadas por ele na Câmara.
Nos últimos dias, Temer foi duas vezes ao Palácio do Planalto. Na primeira, conversou com o vice-presidente José Alencar por cerca de uma hora. Depois, retornou ao Planalto para mais uma hora de conversa com Múcio.
Paralelamente, Temer obteve o apoio formal de 12 partidos -PMDB, PSDB, DEM, PT, PTB, PR, PPS, PV, PRB, PSC, PT do B e PHS- e articula com o PDT. Também tem o aval do governo federal, uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar e o ministro Carlos Lupi (Trabalho) deram declarações públicas a seu favor.
Lupi foi mais além, convencendo o PDT a abandonar o bloco de esquerda, que havia fechado o apoio à candidatura do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), para ficar com Temer. A formalização de apoio ao peemedebista deve ocorrer no dia 21.
No entanto, os adversários de Temer reclamam de suas negociações e do apoio oficial do governo a seu nome. Disputam as eleições para o comando da Câmara, além de Aldo, Ciro Nogueira (PP-PI) e Osmar Serraglio (PMDB-PR). As eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado ocorrerão dia 2.
No Senado, a disputa pelo comando da Casa divide os partidos políticos. Nos últimos dias ganhou força a articulação em favor do senador José Sarney (PMDB-AP), que, de acordo com parlamentares, seria capaz de unir os partidos de oposição e governo. Mas Sarney enviou recados informando que só aceita concorrer se for aclamado como candidato único.
A negociação de Sarney será feita diretamente com o presidente Lula. De acordo com senadores que acompanham as conversas, a tendência é de serem realizadas pelo menos duas reuniões, uma já na próxima semana e outra no final do mês -quando será fechada a decisão sobre candidatura.
A interlocutores, Temer disse que quer evitar que as negociações no Senado interfiram nas articulações já fechadas por ele na Câmara, uma vez que o PT formalizou apoio ao seu nome na disputa pela presidência da Casa.
Em meio às conversas do PMDB, o PT mantém a indicação do senador Tião Viana (AC) para a disputa.
Porém, aliados já informaram ao Planalto que há dificuldades entre os senadores de apoio a Tião porque o PT é a quarta bancada em número no Senado -as do PMDB, PSDB e DEM são maiores do que a do PT.
Temer quer evitar prejuízo à sua candidatura
Em: 11 de janeiro de 2009
Interlocutores peemedebistas informaram que, com isso, Temer espera que o impasse no Senado não contamine as negociações já fechadas por ele na Câmara
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026