Está aberta a Temporada 2013-2014 de Cruzeiros pelo Amazonas com a expectativa de receber 19 mil turistas estrangeiros procedentes de diversos países da Europa e da América do Norte, principalmente. Com início em 5 de outubro, está prevista para encerrar em maio trazendo na bagagem boas perspectivas para o setor turístico. De acordo com a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), até o dia 4 de maio, são esperados cerca de 28 navios, mesmo número de embarcações previstos na temporada anterior.
Há uma expectativa de que até o fim da temporada de Cruzeiros sejam movimentados cerca de US$ 10 milhões. O gasto médio por dia efetuado pelos turistas é estimado em US$ 139,14 com permanência de dois a três dias na cidade. Os serviços mais procurados pelos turistas até o momento foram de guias turísticos, operadores de turismo, restaurantes e táxis.
De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a partir desta temporada os turistas terão disponível uma infraestrutura de pessoal, com guias bilíngues, nos portos de Parintins e Manaus. “Essa infraestrutura é para assegurar que os turistas sejam bem recebidos em nosso Estado”, disse Oreni em outubro. Outra área que foi otimizada para esta temporada é a segurança. A Polícia Militar reforçou os trabalhos na zona central da cidade e no entorno do Porto de Manaus.
Atendimento ao turista
O Costa Neo Romântica foi o primeiro navio cruzeiro da temporada que chegou ao Porto de Manaus. Foram 1.356 turistas e 600 tripulantes que aportaram em Manaus no dia 5 de outubro. Já o cruzeiro Silver Cloud, de bandeira originária das Bahamas, ancorou com 296 turistas de várias nacionalidades e com um contingente de 212 membros da tripulação. Os visitantes foram recepcionados pela Banda da Polícia Militar e da placa de boas vindas ao navio, recebida pelo comandante da embarcação, Marco Sangiácomo, na manhã de terça-feira (19) o segundo navio cruzeiro desta temporada.
Os ingleses Pamela e Stewart Montt Shore foram os primeiros a desembarcar do navio e receberam as boas vindas do grupo, que ofereceu colares feitos com sementes da Amazônia e panfletos com informações sobre a cidade. É a primeira vez que o casal visita a região e ambos ficaram impressionados com o receptivo e com a apresentação da banda da Polícia Militar, que interpretou clássicos da MPB (Música Popular Brasileira) e toadas de Boi-bumbá.
Pamela destacou que, no trajeto de vinda para Manaus, ficou impressionada com a grandiosidade do rio Amazonas e das “estruturas flutuantes” que viu pelo caminho. Eles escolheram participar de um city tour – iniciando pelo Mercado Adolpho Lisboa – e do passeio chamado “Fauna e flora”, com visita aos principais parques. Pamela e Stewart afirmaram que têm maior interesse pela vida selvagem e pela observação de pássaros, por isso optaram pelo passeio ecológico na cidade.
Os passeios são oferecidos pela empresa Amazon Explorers, responsável também pelo receptivo e transfers do cruzeiro durante a temporada na cidade.
Com objetivo de dar maior visibilidade ao Estado do Amazonas através do setor turístico, a Amazonastur esteve presente em todas as feiras nacionais e internacionais do setor. Além de trabalhar em parceria com a Prefeitura de Manaus no tocante a limpeza do centro histórico e da orla da cidade, dentre outras ações de capacitação do contingente de servidores públicos e de pessoas interessadas em atuar neste setor. Assim espera-se que os 28 grandes navios passem pelo Amazonas com destino certo para ancorar na capital amazonense e com paradas eventuais no município de Parintins.
Estado e prefeitura juntos
Nesta edição a Amazonastur em parceria com a Prefeitura de Manaus através da ManausCult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos), Manaustrans (órgão executivo municipal que compõe o Sistema Nacional de Trânsito), SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos) e Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública), realizam ações para recepcionar os turistas na chegada ao Porto de Manaus. Além do apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, também contou com a ajuda do Porto Organizado de Manaus subordinado ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte).
Outra novidade da temporada é o serviço de atendimento ao turista realizado num quiosque dedicado a quem for visitar o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. No espaço a ManausCult disponibiliza informações aos visitantes de segunda a sábado de 8h às 17h e aos domingos de 8h às 12h.
O Turismo Náutico é um forte gerador de arrecadação e geração de emprego e renda também na capital amazonense, a diretoria de Turismo da ManausCult decidiu marcar presença efetiva e participativa durante a temporada por tratar-se de uma ação institucional e promocional de grande importância para a cidade que vai sediar a Copa do Mundo 2014.
A limpeza e ordenamento do trânsito nas áreas de entorno do Porto de Manaus, nos dias em que os navios estiverem em Manaus também ganharam atenção especial com a articulação entre a as secretarias municipais.







