Terminal pode ser transformado em entreposto de carga e descarga

Em: 22 de março de 2010
Na verdade, “nossa categoria está para ver nos próximos dias a inauguração de um entreposto de carga e descarga de produtos regionais e não a de um terminal pesqueiro de Manaus com foi veiculado nos últimos anos”, desabafou Walzenir Falcão
Na verdade, “nossa categoria está para ver nos próximos dias a inauguração de um entreposto de carga e descarga de produtos regionais e não a de um terminal pesqueiro de Manaus com foi veiculado nos últimos anos”, desabafou Walzenir Falcão

O presidente da CDIAPA (Comissão de Desenvolvimento do Interior, Agropecuária, Pesca e Abastecimento), deputado Walzenir Falcão (PMN), disse ontem, que os pescadores profissionais (artesanais) brasileiros ainda estão festejando a conquista do Código Sindical das Colônias de Pescadores, Federações estaduais e da Confederação Nacional dos Pescadores estabelecido pela portaria nº. 547, de 11 de março de 2010, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Com os pescadores amazonenses e suas lideranças, disse Walzenir Falcão, essa euforia não é diferente, porém, estão diante de uma das maiores frustrações que o setor vive nas últimas décadas, no que diz respeito à construção de um terminal pesqueiro em Manaus para suprir as necessidades exigidas pela produção estadual e pela vigilância sanitária.
Na verdade, “nossa categoria está para ver nos próximos dias a inauguração de um entreposto de carga e descarga de produtos regionais e não a de um terminal pesqueiro de Manaus com foi veiculado nos últimos anos”, desabafou Walzenir Falcão.
O parlamentar do PMN antecipou que sistematicamente vem aproveitando os finais de semana para visitar os municípios e comunidades rurais levantando os problemas vividos pelos moradores para encaminhar as soluções e distribuindo cópias da Portaria que instituiu o Código Sindical das Colônias de Pescadores, Federações estaduais e da Confederação Nacional dos Pescadores, que representa a maior conquista da categoria de pescadores.
Falcão adiantou ainda que vai ocupar a tribuna da Casa nesta terça-feira, 23, para discorrer sobre a decepção da comunidade pesqueira do Amazonas, em relação a construção do tão sonhado Terminal Pesqueiro de Manaus, com uma estrutura de estocagem de pescado para no mínimo 4 mil toneladas, com área de beneficiamento e produção de gelo.
Com essa estrutura, disse Falcão, seria possível criar uma política de preço mínimo para os pescados populares e, consequentemente, pôr fim às cenas degradantes que ocorrem durante a safra de pescado, onde se registra preços irrisórios e desperdício, além de preços absurdos na entressafra do pescado.
O presidente da CDIAPA, lembrou a luta que travou frente a Fepesca, muito antes de ser eleito deputado, na tentativa de sensibilizar as autoridades responsáveis pela obra de construção do chamado terminal, que na verdade, será um entreposto, a fim de adequar o projeto às necessidades do setor.
Disse também Falcão que depois de eleito e tomar posse à frente da CDIAPA, voltou, juntamente com os demais membros da comissão, a mobilizar a sociedade e as autoridades competentes para a necessidade de alteração do projeto, com a realização de audiências publicas na Assembleia Legislativa, reuniões e visitas ao estaleiro responsável pela obra, além de reunião com o ministro dos Transportes e DNIT e nada foi resolvido. Com isso, estamos próximos de ver a inauguração de um entreposto de produtos regionais, no local, para a decepção geral do segmento.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar