As constantes falhas operacionais da operadora de telefonia celular TIM em Manaus levaram o deputado Marcos Rotta (PMDB) e o vereador Marcelo Ramos (PCdoB), em uma ação conjunta, a denunciarem a operadora no Programa de Defesa do Consumidor no Amazonas (Procon-AM) e na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Além disso, os dois parlamentares estão entrando com uma representação contra a TIM no Ministério Público Federal.
No expediente encaminhado ao Procon-AM, ambos estão pedindo a suspensão imediata da comercialização de produtos e serviços da operadora até que a empresa apresente um posicionamento oficial sobre o que está acontecendo. “Será adotado o mesmo mecanismo feito em São Paulo contra a operadora Telefônica, que vinha apresentando problemas aos seus usuários”, disse Marcos Rotta.
Os parlamentares querem também que a Anatel se posicione em termos de reparação aos danos causados nos consumidores amazonenses, que pode ser por meio de crédito ou bônus. “A Anatel vai escolher a melhor forma de isso acontecer, porque entendemos que houve quebra de contrato e por isso o consumidor amazonense deve ser reparado quanto a isso”, disse Rotta, ressaltando que existe uma insatisfação muito grande por parte dos clientes da operadora TIM.
Outro interesse dos parlamentares é saber qual a capacidade operacional da TIM, porque diante do que foi presenciado no último fim de semana –a operadora ficou sem sistema- eles acreditam que existe uma sobrecarga no link da operadora. Diante disso, estão pedindo que a Anatel instaure um procedimento para checar qual é a capacidade operacional da empresa.
Rotta e Ramos estão protocolando uma ação junto ao Ministério Público Federal para que seja aberto um procedimento administrativo (de investigação) contra a TIM, por se tratar de uma regularização sobre regência federal. Os parlamentares entendem que o consumidor amazonense está no limite do suportável com as constantes panes e a falta de satisfação da empresa que não apresentou um posicionamento oficial da empresa. “Diante desse descaso não restou outra alternativa, para mim e o vereador Marcelo Ramos, a não ser ajuizar ações no Procon-AM, na Anatel e no Ministério Público Federal”, finalizou Rotta.
Trata-se de uma ação conjunta entre a Assembleia Legislativa, por intermédio da Comissão de Defesa do Consumidor, e a Câmara Municipal de Manaus, através do Vereador Marcelo Ramos.
TIM vai responder na Justiça por estar falhando demais
Em: 10 de julho de 2009
No expediente encaminhado ao Procon-AM, ambos estão pedindo a suspensão imediata da comercialização de produtos e serviços da operadora até que a empresa apresente um posicionamento oficial sobre o que está acontecendo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Dino exige criação de código único para fiscalização de emendas parlamentares
9 de setembro de 2026

Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
9 de setembro de 2026

Roupas lideram intenção de compra na Black Friday 2026, aponta estudo
9 de setembro de 2026

Combustíveis e agricultura familiar recebem quase R$ 7 bi em créditos
9 de setembro de 2026

Lula pede quebra completa de sigilo do caso Master “doa a quem doer”
9 de setembro de 2026

Mendonça solta ex-procurador do INSS indiciado por desvios
9 de setembro de 2026

Dinheiro esquecido nos bancos sobe para R$ 5,65 bilhões
9 de setembro de 2026
