Manaus vai vivenciar, no dia 15 de julho, um sábado, no Teatro Amazonas, o 1° Festival 5 Minutos em Cena. O Festival constará de 15 cenas de circo, dança, teatro e performances, e cada representante terá cinco minutos para apresentar sua arte. Os idealizadores e organizadores do Festival são egressos das turmas de artes da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) que agora, já formados, precisam mostrar suas habilidades tanto como artistas quanto como empreendedores. Também fazem parte ex-alunos da Ufam (Universidade Federal do Amazonas).
Descobrir talentos entre os artistas circenses, dançarinos, atores e performers da instituição foi o mote para a criação do Festival, explica Fábio Moura, formado em Teatro pela UEA e um dos organizadores do evento.”Nossa ideia inicial foi criar um coletivo de artistas, que se reuniriam para desenvolver projetos dentro de suas áreas específicas. Vimos as dificuldades do pessoal novo, recém-formado, em se inserir no mercado, aí criamos o coletivo”, disse Moura.
Fomento a cultura
O grupo teve uma reviravolta no final de 2016, conta Moura. “No final do ano passado, apresentamos esse projeto no edital de cultura do Banco da Amazônia, e fomos contemplados, então tivemos a ideia de fundar a Rede Panorando, uma produtora de eventos culturais”, contou. Antes, porém, da produtora, havia surgido o blog Panorama. “O blog servia para divulgar os eventos que aconteciam na cidade. Quando criamos a produtora, mudamos o nome para Panorando, uma palavra que não existe no dicionário, mas que resume a união de todas as artes”, explicou.
Segundo o coordenador, o objetivo inicial do coletivo continua na Rede Panorando. “É um ambiente onde os artistas vêm para obter apoio e ajuda. Atualmente são 15 os envolvidos, dos mais variados segmentos artísticos, mas outros já vieram e foram com seus projetos realizados, e sempre será assim”, garantiu. Os projetos a que Fábio se refere aconteceram em março. Foram o teatro adulto “In process curumins” e as danças urbanas “Notas sobre ela”. O próximo é o projeto dos próprios integrantes da Panorando: o Festival Cinco Minutos em Cena. “Acreditamos que será o primeiro evento no Amazonas a integrar várias linguagens das artes cênicas em um único dia”, adiantou.
Atualmente a Panorando reúne artistas do teatro, da dança e das artes visuais. “Mas estamos abertos a receber o pessoal da música, do circo, do cinema”, solicitou. “Os artistas manauaras, de um modo geral, mas principalmente os do teatro, estão passando por um momento de transição muito importante, não que os antigos estejam morrendo. Não. Eles estão aí. Mas é que os novos estão surgindo, atores, grupos”, comemorou Moura.
Como proceder
As inscrições para o Festival acontecem até o dia 30 de maio, pelo e-mail [email protected] e estão abertas para grupos, companhias, artistas independentes e afins, tanto do Amazonas quanto de outros Estados. “Os artistas oriundos de outras cidades deverão custear todos seus gastos em Manaus, como transporte, hospedagem e alimentação”, falou Fábio.
Para efetuar a inscrição, o grupo, companhia ou artista independente deverá providenciar os seguintes materiais: ficha de inscrição devidamente preenchida; três fotos da cena com alta qualidade (no mínimo 300 DPI) contendo crédito do fotógrafo; e link do vídeo da cena (por exemplo YouTube, Vimeo). Feito isso o material deve ser encaminhado, até às 23h59m do dia 30 de maio de 2017 para o e-mail citado. Cada grupo ou artista independente poderá inscrever-se com até três propostas, sendo que cada uma delas requer uma inscrição individual.
Os grupos ou artistas independentes que inscreverem mais de uma cena, estarão cientes de que apenas uma será selecionada para participar do festival e caberá à comissão avaliadora realizar essa seleção. A cena que for composta por algum membro com idade inferior a 18 anos deverá apresentar autorização do responsável pelo indivíduo menor de idade em anexo no ato da inscrição. Todas as propostas inscritas no festival receberão um e-mail de confirmação de inscrição da produção do evento. E atenção: será desclassificada qualquer cena que utilize animais, ou objetos que coloquem em risco a integridade física e a segurança do público bem como objetos que possam vir danificar as dependências do Teatro Amazonas.
Duas oficinas
O 1° Festival 5 Minutos em Cena acontecerá em um único dia, 15 de julho, com início previsto para as 18h e encerramento possivelmente às 21h30. A programação do Festival contará com 15 cenas de até cinco minutos, preferencialmente intercalando as cenas de acordo com suas linguagens. O evento terá a entrada franca e classificação etária livre. As cenas que irão compor a programação do Festival participarão de um processo de seleção, que será regido por meio do regulamento do Festival.
Todo o processo de inscrição será online, e todas as cenas receberão uma ajuda de custo.
O Festival conta também com uma programação acadêmica, que serão duas oficinas: uma de teatro (O ator na cena contemporânea), e a segunda de dança (Danças Urbanas), as quais serão realizadas num espaço do prédio da Esat (Escola Superior de Artes e Turismo) da UEA.
O Festival será todo registrado em vídeo, para a confecção de 100 DVDs e posterior distribuição em escolas da educação básica de Manaus a fim de incentivar práticas artísticas. Mais informações com Fábio Moura: (92) 9 9337-2833.







