16 de setembro de 2024

Tohoku renasce através da arte

Na quinta-feira (17), a partir das 9h, será aberta a exposição ‘A beleza do artesanato de Tohoku, Japão’, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro. A exposição itinerante é uma realização do Consulado-Geral do Japão, em Manaus, e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A entrada é gratuita, mediante agendamento.

 Exposição apresentará várias peças de artesanato, e outras de arte, feitas por artesãos e artistas da cidade de Tohoku

Atenção você, que admira a cultura japonesa. Na quinta-feira (17), a partir das 9h, será aberta a exposição ‘A beleza do artesanato de Tohoku, Japão’, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro. A exposição itinerante é uma realização do Consulado-Geral do Japão, em Manaus, e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A entrada é gratuita, mediante agendamento.

“A exposição foi idealizada para trazer conhecimento e fazer com que o público possa descobrir o encanto dos artesanatos e obras de artes originais da região de Tohoku. Neste ano completam onze anos em que o local foi atingido por um terremoto seguido de um tsunami, em 11 de março de 2011”, lembrou Erika Yukari Hirae, assessora cultural do Consulado-Geral do Japão, em Manaus.

Cônsul-Geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino

Estarão expostas em torno de 50 peças de variados artesanatos tais como cerâmica, arte em laca, tecelagem, arte em metal e artesanato em madeira e bambu.

Além das peças de artesanato a exposição também terá as obras de quatro artistas integrantes do movimento ‘mingei’ (arte popular, em japonês), “que acreditavam estar a beleza escondida no artesanato criado por artesãos desconhecidos e o objetivo deste movimento era descobrir e apreciar esta beleza oculta”, destacou Erika.

São eles, Shiko Munakata (pintor e marceneiro xilogravurista), Keisuke Serizawa (artista têxtil), Shoji Hamada e Kanjiro Kawai (oleiros).

Manaus é a quarta cidade brasileira onde ‘A beleza do artesanato de Tohoku, Japão’ será exibida depois do Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Daqui a exposição segue para Belém e depois Recife.

Tohoku renasce

Rodeada por belas montanhas e mares, Tohoku possui uma rica cultura formada pela natureza diversificada, pois apresenta as quatro estações do ano.

Após a catástrofe de 2011, o número de evacuados diminuiu de 470 mil para 39 mil e o número de pessoas que vivem em habitações temporárias caiu de 316 mil para mil (dados de janeiro de 2022).

O desenvolvimento da infraestrutura de transporte e logística está concluído em sua maior parte. A Rodovia Costeira de Sanriku foi inaugurada integralmente (em dezembro de 2021). Todas as ferrovias danificadas estão reabertas. Dos 55 países/regiões que haviam imposto restrições à importação, 41 já as aboliram.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio do ano passado foram realizados como as ‘Olimpíadas de Reconstrução’, para apoiar a recuperação das áreas afetadas. Ao mesmo tempo que expressaram a gratidão pelos apoios recebidos, a população daquela região compartilhou com o mundo a recuperação das áreas que sofreram com o desastre. Alguns eventos foram realizados nessas áreas.

A região de Tohoku fica no nordeste do Japão

“Apesar do desastre, a população de Tohoku vem trabalhando em conjunto na sua reconstrução, a fim de retomar a paz e a normalidade o mais rápido possível. A região também tem recebido apoio do mundo todo, inclusive do Brasil e de Manaus, e está se recuperando gradativamente”, informou.

Para que o público possa descobrir o encanto dos artesanatos e obras de artes da região de Tohoku

O próximo evento que o Consulado-Geral promoverá em Manaus será a comemoração do aniversário natalício do imperador do Japão, Naruhito, em 23 de fevereiro. A celebração, no país, será publicada no Facebook (https://www.facebook.com/JapanConsManaus) e no site oficial do Consulado

(https://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/itprtop_pt/index.html).

“Também está prevista a realização da segunda edição do ‘Jungle Matsuri’, o festival da cultura japonesa na região Norte. A primeira edição, realizada em 2019, contou com mais de 20 mil visitantes, e neste ano, a organização está planejando trazer mais uma vez atrações e produtos sobre a cultura japonesa para o público amazonense”, adiantou Erika.

92 anos em Manaus 

Para o secretário de Cultura, Marcos Apolo, os japoneses, que chegaram ao Amazonas em 1930, têm uma significativa comunidade, entre nascidos e descendentes –que vivem na região ainda hoje.  

Estarão expostas em torno de 50 peças de variados artesanatos

“É uma grande honra para nós da secretaria e para o Governo do Amazonas, a oportunidade de expor uma manifestação cultural tão rica do povo japonês, a oportunidade de mostrar ao nosso público com riqueza de detalhes a produção do artesanato Tohoku. O sucesso de público observado em outros Estados será repetido também no Amazonas, que tem uma influência tão significativa da cultura japonesa nos nossos costumes”, falou. 

“Manaus é uma cidade importante para o Japão, que conta com a maior comunidade nipo-brasileira do noroeste do país, com aproximadamente mil cidadãos japoneses e 30 mil nikkeis, ou seja, descendentes de japoneses, além de a cidade possuir em torno de 40 empresas japonesas atuando no Polo Industrial de Manaus”, completou o cônsul-geral Masahiro Ogino.

O Centro Cultural Palácio da Justiça funciona de quarta-feira a sábado, das 9h às 15h. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). O uso de máscaras e a apresentação da carteira de vacinação com o ciclo de imunização completo são obrigatórios. A exposição acontece até o dia 8 de março.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar