O U.S. Chamber Forum é o primeiro modelo de evento realizado pela KPMG, com o objetivo de reunir o maior número de presidentes e diretores de empresas instaladas em Manaus para troca de experiências e propiciar a interação entre os participantes do evento, de acordo com o presidente da Câmara de Comércio Estados Unidos da América no Amazonas, Kleber Góes. A ideia principal é que os executivos se conheçam e troquem soluções para problemas que uma já resolveu e a outra está vivenciando. “Nosso objetivo é fazer essas pessoas interagirem entre si, porque às vezes o diretor de uma fábrica não conhece o diretor da fábrica vizinha, geralmente por falta de tempo”, disse Góes.
Sustentabilidade e Governança Corporativa são os temas escolhidos para tornar o evento mais atrativo, segundo Kleber Góes. “São dois temas bem atuais que servirão de alerta para os diretores evitarem problemas e prejuízos causados às empresas, no futuro”, alerta o CEO.
Risco em alerta
De acordo com o palestrante, Sidney Ito, o tema sustentabilidade é preocupante, mas por outro lado, ele vê de forma positiva a atitude e os procedimentos que estão sendo cumpridos pelas empresas, pelo ambiente regulatório e pelo próprio governo de forma geral, sobre o que se deve fazer para se enfrentar as questões de risco de escassez de alimentos, de água, de energia e riscos às questões sociais, ambientais e do alarmante crescimento populacional, dos próximos 50 anos. “Isso é uma realidade, todos nós sabemos, o tempo é curto, nos próximo 30 a 50 anos, é bastante curto em si, mas há uma consciência, que traz um pouco de tranquilidade sobre o que está sendo feito, por outro lado, há muito que se discutir no menor tempo possível”, alertou Sidney Ito.
A KPMG analisou um conjunto de dez megaforças relacionadas à sustentabilidade que irão causar impactos significativos nos negócios pelos próximos 20 anos. Essas forças não atuam sozinha de maneira previsível, elas estão interconectadas e interagem entre si, sendo elencadas como: 1ª) Mudanças climáticas; 2ª) Energia e combustíveis; 3ª)Escassez de recursos materiais; 4ª) Escassez de água; 5ª) Crescimento populacional; 6ª) Riqueza; 7ª) Urbanização; 8ª) Segurança alimentar; 9ª) Declínio dos ecossistemas e 10ª) Desmatamento florestal.
Participaram os representantes executivos do Grupo Bemol, Fogás, Positivo Informática, Panasonic, Sonny, dentro outras empresas instaladas na capital amazonense.






