TSE autoriza tropas nas eleições para 395 municípios

Em: 8 de outubro de 2012
Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizaram na última sexta-feira (5) o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições para mais 127 municípios

Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizaram na última sexta-feira (5) o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições para mais 127 municípios. Com a autorização, 395 cidades em todo o Brasil contarão com o reforço neste domingo.
Só no no Piauí, 82 municípios terão mais segurança. O TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) havia pedido o auxílio de homens do Exército e da Marinha para 143 cidades. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Estado reiterou a necessidade de garantir a segurança especialmente nessas localidades, o que foi acatado pelo tribunal.
Também foram autorizadas tropas para municípios do Rio Grande do Norte, Pará, de Alagoas, Sergipe, da Paraíba, do Maranhão e Amazonas.
Em apenas dois casos foram autorizado os envio das tropas antes do dia das eleições: no Rio de Janeiro e em Tocantinópolis (TO). Nos dois casos foi considerado o aumento da tensão e da violência nos dias que antecedem a eleição.
Em todos os casos aprovados, os ministros consideraram a opinião dos governadores. Os ministros procuraram seguir a jurisprudência comum no tribunal e autorizaram a presença de militares apenas onde houve a anuência dos governadores.
As votações neste domingo ocorrem das 8h às 17h. No dia da votação os eleitores poderão manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por meio de grupos de pessoas e carros de som.
A expectativa é que aproximadamente 140 milhões compareçam às urnas para escolher o prefeito e o vereador. Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, o horário de vigência da Lei Seca cabe a cada TRE (Tribunal Regional Eleitoral), segundo suas necessidades.
Em geral, os TREs optam por proibir a venda de bebidas alcoólicas a partir das 22h de sábado até as 18h de domingo. O objetivo da chamada Lei Seca é garantir equilíbrio aos eleitores durante a votação, impedir desentendimentos e acidentes envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas.

Amazonas

Para o Estado do Amazonas, tropas foram enviadas aos seguintes municípios: Apuí, Borba, Atalaia do Norte e Anori.
Veja nos infográficos algumas orientações para que você possa votar com tranquilidade e evitar erros comuns na hora de dar seu voto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar