18 de setembro de 2024

Turismo deslancha em Novo Airão

Ainda dá tempo de encerrar o ‘feriadão’ conhecendo Novo Airão. A sede do município fica a 115 km de Manaus, do outro lado da ponte Rio Negro, numa viagem de pouco mais de duas horas, de carro, pela rodovia AM-070 (Manoel Urbano). Números disponibilizados pela Amazonastur mostram que Novo Airão recebeu mais de 71 mil visitantes no ano passado e tem se posicionado como um dos grandes atrativos turísticos do Amazonas, com destaque para o arquipélago de Anavilhanas, bem em frente à cidade. Agora, no final de setembro, praias belíssimas de areias brancas, lavadas pelas águas do Negro, surgem no entorno das ilhas.

Além do Parque Nacional de Anavilhanas, com as cerca de 400 ilhas, a região reúne o Parque Nacional do Jaú e as RDSs (Reservas de Desenvolvimento Sustentável) Mamirauá e Amanã, cada um possuindo belas paisagens com rios, igarapés, lagos, rochas, cavernas e cachoeiras. No início dos anos 2000 Novo Airão ficou conhecida nacionalmente devido à família que domesticava botos bem em frente à sua casa mostrando que os animais são dóceis e amigáveis. Desde então todos os visitantes da cidade querem nadar com os botos e a família transformou a brincadeira num atrativo turístico.

Aproveitando a natureza ainda nativa do município, em julho aconteceram no local as gravações do reality show No Limite. Quem gostou foram os proprietários dos hotéis, que tiveram suas ocupações completas, como o Amazônia Park & Suites.

“Ficou gente espalhada pelos hotéis da cidade. Aqui esteve somente o pessoal da produção, já os participantes ocuparam outros hotéis. O Park & Suites lotou. Todos os dias o pessoal da produção organizava as provas. Passavam o dia nas matas, montando os cenários. Chegavam à noite, ‘mortos’ de cansaço”, revelou Maristela Araújo, gestora operacional do hotel.

Feijoada e coquetéis

O Park & Suites é indicado para quem deseja unir beleza, tranquilidade, natureza e culinária variada, além de apresentar um casal de bartenders preparando diversos drinques e coquetéis de acordo com o desejo do hóspede.

O hotel possui 20 apartamentos, divididos em três blocos, cada bloco com dois andares. Há ainda um bloco isolado, com dois apartamentos igualmente com dois andares. Todos os apartamentos possuem varandas e armadores para quem preferir dormir em rede.

É disponibilizada aos hóspedes uma mesa de sinuca, dominó, tênis de mesa, além da piscina. Quem desejar pode usar a área gourmet para preparar churrasco.

“Desde julho estamos oferecendo os pacotes de ecoturismo e ampliamos os nossos serviços. Agora fazemos o translado das pessoas de Manaus, onde ela estiver, até o hotel. Temos vários pacotes incluindo hospedagem, alimentação e passeios”, informou Maristela.

Entre os passeios, a bordo de voadeiras, tour por entre as ilhas de Anavilhanas, pelos igapós, igarapés e lagos. Em terra, de dia, observação de aves; à noite, audição dos sons dos animais noturnos. O pôr e o nascer do Sol na Amazônia estão entre os mais espetaculares do mundo. O hóspede que desejar pode apreciar estas duas apresentações da estrela maior.

“Nosso Restaurante Canoa, com capacidade para 150 pessoas sentadas, é aberto não apenas para os hóspedes, mas para qualquer pessoa interessada em conhecer o cardápio que vai do regional a diversos outros tipos de pratos. Aos sábados, a feijoada do Canoa já é uma tradição na cidade, inclusive atraindo os moradores de Novo Airão”, destacou.

Turismo o ano inteiro

O turismo em Novo Airão pode ser praticado o ano inteiro. De outubro a março é a época das praias no rio Negro. De abril a setembro, quando a cheia dos rios se intensifica, os bancos de areia são cobertos pelas águas e as praias dão lugar aos igapós. Cenário ideal para passeios pelas trilhas aquáticas, passeios de barco por dentro da floresta alagada, um cenário misterioso e fantástico quando se pode observar as variadas espécies de plantas e árvores além de, eventualmente, algum animal.

No período das praias, na orla da cidade já é possível dar um mergulho no rio, porém, as praias mais bonitas estão distantes, com acesso apenas por barco. Detalhe: são praias isoladas, sem nenhuma infraestrutura. Não há barraquinhas de bebidas e petiscos nem vendedores ambulantes. Nas partes mais rasas, as águas são quentes, transparentes, revelando a areia do fundo do rio. Na parte mais funda, ficam refrescantes, um alívio sob o Sol escaldante.

Quem quiser adquirir artesanatos e objetos de decoração, existem três pontos na cidade: a Aana (Associação dos Artesãos de Novo Airão), com objetos feitos a partir de palhas e fibras; a Fundação Almerinda Malaquias, com peças em madeira; e a casa de apoio Waimiri Atroari, com artesanato desse povo. Os três espaços possuem lojinhas e, além de se comprar diretamente dos artesãos, é possível acompanhar o processo de produção das peças.       

Informações sobre Novo Airão: 9 9418-1995. Instagram: @amazonia.parksuites

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar