A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi homenageada nesta quarta-feira (20/9), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos 22 anos de história. Professores e servidores receberam diploma de honra ao mérito por suas contribuições.
Atualmente, a universidade conta com mais de 25 mil estudantes matriculados na graduação e, também, na pós-graduação. Em sua estrutura física estão seis unidades acadêmicas na capital (Escolas Superiores); seis Centros de Estudos Superiores e 16 Núcleos de Ensino Superior no interior do estado.
Para o reitor da UEA, André Zogahib, para a gestão, além de fortalecer toda a universidade, o foco no interior do estado tem sido fundamental. “A universidade nasceu com essa missão. E estamos trabalhando para fortalecê-la, criando mais unidades no interior e otimizando nossos recursos para apoiar o desenvolvimento de todo o Amazonas”, afirmou.
Segundo o reitor, a homenagem é de grande significado porque reconhece não apenas uma história, mas o esforço coletivo de professores, técnicos e alunos que passaram e que estão na universidade, dedicando-se às atividades acadêmicas para cumprir a sua missão.
A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, foi uma das homenageadas e recebeu o diploma de Honra ao Mérito. Ela destacou que a instituição recebe com muito carinho a homenagem da Câmara Municipal de Manaus. “Sabemos da importância que a nossa universidade tem para o desenvolvimento social e econômico do estado, considerando suas atividades desde a sua fundação”, salientou.
Participaram, ainda, da solenidade o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Fábio Henrique dos Santos Albuquerque; o procurador-geral do Município Rafael Bertazzo; o coordenador das Comissões da Ordem dos Advogado do Brasil – seccional Amazonas (OAB/AM), Cassius Clei; a diretora regional do Senac, Silvana Carvalho; e o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Rubens Macedo Viana.
Diploma de Honra
Em homenagem aos serviços prestados e à trajetória acadêmica, professores e servidores da instituição receberam, das mãos da vereadora e do reitor, o Diploma de Honra ao Mérito. Além disso, o Madrigal Amazonas da UEA, regido pelo maestro Adroaldo Cauduro, realizou uma apresentação especial em homenagem aos 22 anos da universidade.