Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Medida Certa, encomendada pela Cardmonitor e divulgada no C4 (Congresso de Cartões de Crédito ao Consumidor), mostra a preferência dos usuários de cartões de crédito em dez regiões metropolitanas do Brasil. Uma das conclusões é que os plásticos bancários e de lojas têm avaliações distintas distribuídas pelo país.
Ao todo foram analisados 4,5 mil cartões de crédito nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador, Manaus, Distrito Federal, Porto Alegre e Curitiba.
No sudeste, por exemplo, os cartões bancários do Banco do Brasil são os mais ‘queridos’ pelos usuários, com 78,2% da preferência sobre a base local de possuidores do cartão e de pelo menos algum outro. A seguir, aparecem os cartões do Unibanco, com 62,9%; Bradesco (62,6%); Itaú (62,0%); Real (61,4%); Citbank (59,6%); e CEF (56,1%). No caso dos cartões de loja (emitidos pelos varejistas com ou sem bandeira), os plásticos da C&A foram apontados como os mais ‘queridos’ por 10,2%; seguidos por Renner (9,0%) e Wal-Mart (2,6%).
No entanto, quando transportamos a análise para a região Nordeste, – por exemplo, os cartões da Caixa Econômica Federal são os mais ‘queridos’, apontados por 55,6% dos usuários. Também o Bradesco ganha destaque na região, com 47,8% da preferência entre os cartões bancários. No caso dos private labels, os plásticos do Wal-Mart lideram, com 38,6% das respostas. No Sul, entre os cartões de loja, o da Renner lidera a preferência, com 9,3%.
Ivan Daibert, diretor do Instituto Medida Certa, diz que os plásticos (bancários e de lojas) foram avaliados em 12 itens pelos possuidores: taxas de juros conveniente; atendimento rápido e atencioso; extrato claro e completo; proteção em caso de perda e roubo; incentivo ao uso (pontos, sorteios, milhas); fatura e boletos entregues com antecedência; valor da anuidade; e facilidade e rapidez para obter o cartão. A ponderação de todos eles totalizou um índice médio geral de satisfação de 8,19 para os cartões bancários (notas de 0 a 10) e de 7,67 para os private label.
Outra constatação do levantamento, realizado junto a possuidores de cartões de crédito das classes A, B e C, é que a maioria deles (35%) possui mais de dois cartões de crédito em uso; 33% possuem 2; e 32% possuem um.
A pesquisa considerou somente cartões ativos nos últimos três meses. No total foram 2,1 mil entrevistas, com alcance social de 31% da população do país e econômico de 46% do PIB brasileiro.
Usuários avaliam cartões de crédito e demonstram suas preferências
Em: 31 de agosto de 2008
Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Medida Certa, encomendada pela Cardmonitor e divulgada no C4 (Congresso de Cartões de Crédito ao Consumidor), mostra a preferência dos usuários de cartões de crédito em dez regiões metropolitanas do Brasil
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026