19 de setembro de 2024

Vagas para estagiárias caem no Amazonas

Levantamento inédito do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), realizado neste mês, aponta que  as estagiárias representam 65% do total de estudantes contratados por meio da instituição. Apesar do Amazonas está entre os 10 estados que mais contrata estagiária no Brasil, apresentou queda em relação ao mesmo período do ano passado, ocupando a última posição.

Conforme a entidade, no ranking nacional o estado tinha caído uma posição, o que já dava alguns indícios de resultado negativo. A presença de estagiárias caiu 4 pontos percentuais de 21 para 22. As estagiárias do ensino médio e ciências contábeis cresceram, mas a de pedagogia (que subiu no ranking nacional) despencou duas posições. 

A retração de estagiárias esteve presente em quase todas as idades, exceto entre 16 e 18 anos, que permaneceu igual. Isso pode ter ocorrido pelo cenário econômico no estado. De acordo com o Caged, a criação de vagas no AM permaneceu de estabilidade entre contratações e demissões.

Constatando que as mulheres foram as que mais perderam oportunidades na pandemia e isso afeta também a capacidade delas de arcarem com investimentos em educação.

Julio Cesar da Silva, Gerente Regional Norte do CIEE, explicou que a pandemia influenciou negativamente a oferta de vagas em geral, principalmente para o gênero feminio o que dificulta a renda e que estejam dentro de uma faculdade. “Automaticamente essa menor quantidade nesses ambientes acabam refletindo nas vagas de estágios ainda que o CIEE faça uma oferta ou que empresa opte por contratar e ela não necessariamente faça uma escolha, isso acaba por refletir porque nós teremos uma menor quantidade na hora de emitir um contrato”, pontuou. 

Segundo ele, existem alguns cursos que percebe-se uma predominância maior de um determinado gênero, por exemplo, o curso de Pedagogia  que concentra o maior público feminino. “Como no ano passado o cenário foi de aulas online sem presença de aluno nas escolas acabou ficando de fora da posição do ranking de destaque”.  

À medida que o mercado se aquece em razão do enfraquecimento das medidas de contenção à Covid, o mercado acaba respondendo mas positivamente para isso. “O Amazonas sofreu assim como os outros estados com a pandemia, o que freou a disponibilidade de vagas para o mercado de trabalho. Com as flexibilizações agora  a gente percebe que o mercado tem respondido positivamente”. Ele destacou que 2022, já começa apresentar sinais de resultados ainda que não terminado o primeiro trimestre já demonstra que será bem positivo frente a 2021. 

Nos índices nacionais, o estudo mostra que o percentual cresceu 2% em relação ao mesmo período no ano passado. O comparativo entre os anos de 2022 e 2021 apontou que o crescimento se deu principalmente na faixa etária entre os 23 e 26 anos, e 27 e 30 anos, 9,7% e 27,2%, respectivamente. 

Já os estados que mais contrataram estudantes mulheres foram São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Goiânia, Mato Grosso, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas e Amazonas. Em comparação ao ano anterior, os estados de Alagoas e Amazonas desceram uma posição, enquanto o Maranhão subiu cinco posições e passou a ocupar o oitavo lugar do ranking. 

Segundo Mônica Vargas, superintendente Nacional de Operações da entidade, os resultados mostram a retomada econômica e certa volta à normalidade após o avanço da vacinação em todo território nacional. “Quando vemos o crescimento de contratação de estagiárias em faixa etária fora dos padrões, entendemos que são estudantes investindo na segunda graduação, ou, até mesmo, no sonho da graduação de maneira mais tardia”, conta.

Retomada 

Após a reabertura das escolas, o curso de Pedagogia no país, passou a liderar o número de estagiárias contratadas, seguido por Direito, Ensino Médio e Administração. A última colocação do ranking dos cincos cursos que mais contrataram estagiárias neste ano passou a ser ocupado por Psicologia. Em 2021, a posição era ocupada pelo curso de Ciências Contábeis. 

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar