O Mercado Flux, indicador da atividade comercial de shopping do Ibope Inteligência, registrou desempenho positivo de 7% em maio, em relação a abril deste ano, resultado que reflete o movimento do varejo com o Dias das Mães. No entanto, o resultado ficou 2,5% abaixo do registrado em maio de 2008.
Analisando o comportamento do mercado nestes cinco primeiros meses, observa-se que o mercado de shopping center mantém performance semelhante mês a mês, apenas com intensidade menor que em 2008, quando não se vislumbrava nenhuma crise.
Como demonstra o gráfico a seguir, o desempenho do mercado em maio, com a segunda data mais importante para o varejo, apresentou crescimento, como esperado para o mês, mas em nível menor que o ocorrido em maio do ano passado.
No acumulado do ano, o MercadoFlux indica que o desempenho geral do mercado de shopping está 0,9% abaixo da atividade comercial do mesmo período em 2008. No ano passado, o acumulado do período foi de alta de 4,4% em relação ao ano anterior.
Na análise por regiões, Belo Horizonte registrou a maior diferença em relação a maio do ano passado.
O indicador mostrou que, na capital mineira, o desempenho do mercado de shopping foi 4% menor que em maio de 2008, enquanto os mercados de shopping de São Paulo e Rio de Janeiro indicaram movimentos de 2% e 2,5%, respectivamente, menores.
Por porte de shopping, os de médio porte mantiveram o mesmo desempenho que no ano passado, enquanto os shoppings de grande e pequeno portes tiveram baixa de 3% e 2% respectivamente.
Indicador MercadoFlux confirma desempenho positivo de 2007 e aponta crescimento de 6% na atividade do varejo em todo o Brasil.
O MercadoFlux é um indicador específico do mercado de shopping que indica o grau de desempenho, aquecimento ou movimentação do setor.
Com unidades de atendimento e planejamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Buenos Aires e agora na Cidade do México, o Ibope Inteligência é a empresa do Grupo Ibope focada no mercado de pesquisa e de informação nas áreas de consumo.
Varejo de Shopping tem melhora no desempenho
Em: 19 de junho de 2009
O Mercado Flux, indicador da atividade comercial de shopping do Ibope Inteligência, registrou desempenho positivo de 7% em maio, em relação a abril deste ano, resultado que reflete o movimento do varejo com o Dias das Mães
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Jogo das Estrelas 2026 será em dezembro e traz Adriano Imperador pela primeira vez a Manaus
17 de setembro de 2026

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026