O comercio de Manaus vai receber um volume de recursos na ordem de R$ 82,44 milhões por conta das vendas para o Dia das Mães. Conforme pesquisa de intenção de compras para a data realizada pela CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas) algo em torno de 535,51 mil pessoas realizarão compras para presentear as suas mães e assemelhadas, o que promete aquecer a economia do Estado.
O montante de recursos projetado poderá ser ainda maior, se forem consideradas as 33,88 mil pessoas que, ainda, não sabem quanto pretendem gastar nesse dia.
A pesquisa mostra que a média de gasto por pessoa ficou em torno de R$ 153,95. Os presentes para as mães na faixa de R$ 51 a R$100 atingirão uma média aproximada de 70%. E presentes acima dos R$ 400 atingirão marca acima dos 71%. Significa que os presentes destinados às mães serão de valores consideráveis.
Os Eletrodomésticos destacam-se no item “O que pretende presentear” (22,3 %) e “O que pretende ganhar” (16,3%).
As rendas de R$1.200 a R$ 2.000 (25,7%) somadas à de R$381 a R$ 800 (25,0%) representam a maioria absoluta dos compradores (50,7%).
Quanto à renda famílias, o percentual da população economicamente ativa (73,6%) é deveras alvissareiro. O diferencial desse dia é o fato dos homens (49,2%), que teve menor número de abordagem, percentualmente teve maior intenção de presentear que as mulheres (46,3%). A faixa de 15 a 25 anos demonstra maior intenção de compra (41,9%). Quanto o estado civil, os solteiros (50,7%) disparam na intenção de presentear as suas mães.
No tocante às zonas de residência, a sul (23,6%) lidera o interesse nas compras. Quanto a condição de trabalho, os empregados com carteira assinada lideram (23,1%) as intenções de compras, seguidos pelo autônomo (21,1%).
Segundo a formação escolar, a faixa de ensino médio completo/ensino superior incompleto representa (50,2%). Quanto à classe social, a classe C (52%) atinge a absoluta maioria nas intenções de compra, seguida pela classe B (27%). Quanto ao objeto de compra para presente, o maior interesse é em eletrodoméstico (22,3%). A seguir vem vestuário (20,0%).
Como principal desejo das mães está eletrodoméstico (16,3%), seguido por vestuário (12,0%). Celular ainda mantém boa procura (11,5%).
Segundo a quem deseja presentear, mãe (69,9%), obviamente é a grande maioria. Depois vem esposa (13,2%), sogra (4,6%) que está empatada com a novidade, que é a irmã (4,6%). O interesse em presentear a avó (2,2%) é razoável.
Varejo local vai vender R$ 82 mi, diz CDL
Pesquisa mostra que a média de gasto por pessoa ficou em torno de R$ 153, os presentes para as mães, na faixa de R$ 51,e R$100 atingirão uma média aproximada de 70%.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
OMS decide que mpox ainda figura como emergência global
22 de novembro de 2024
Exporta Mais Brasil 2024: Amazônia é destaque em rodada de negócios de cosméticos
22 de novembro de 2024
Morre, aos 58 anos, o grande artista plástico Amazonense Juarez Lima
22 de novembro de 2024
Ancestralidade Negra é celebrada em exposição no Centro Cultural Palácio Rio Negro
22 de novembro de 2024
UEA anuncia edital para curso de mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia
22 de novembro de 2024
Cesta de Natal: preços devem ficar 9% mais caros neste ano, diz pesquisa; veja lista
22 de novembro de 2024
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
22 de novembro de 2024