24 de novembro de 2024

Varejo local vai vender R$ 82 mi, diz CDL

Pesquisa mostra que a média de gasto por pessoa ficou em torno de R$ 153, os presentes para as mães, na faixa de R$ 51,e R$100 atingirão uma média aproximada de 70%.

O comercio de Manaus vai receber um volume de recursos na ordem de R$ 82,44 milhões por conta das vendas para o Dia das Mães. Conforme pesquisa de intenção de compras para a data realizada pela CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas) algo em torno de 535,51 mil pessoas realizarão compras para presentear as suas mães e assemelhadas, o que promete aquecer a economia do Estado.
O montante de recursos projetado poderá ser ainda maior, se forem consideradas as 33,88 mil pessoas que, ainda, não sabem quanto pretendem gastar nesse dia.
A pesquisa mostra que a média de gasto por pessoa ficou em torno de R$ 153,95. Os presentes para as mães na faixa de R$ 51 a R$100 atingirão uma média aproximada de 70%. E presentes acima dos R$ 400 atingirão marca acima dos 71%. Significa que os presentes destinados às mães serão de valores consideráveis.
Os Eletrodomésticos destacam-se no item “O que pretende presentear” (22,3 %) e “O que pretende ganhar” (16,3%).
As rendas de R$1.200 a R$ 2.000 (25,7%) somadas à de R$381 a R$ 800 (25,0%) representam a maioria absoluta dos compradores (50,7%).
Quanto à renda famílias, o percentual da população economicamente ativa (73,6%) é deveras alvissareiro. O diferencial desse dia é o fato dos homens (49,2%), que teve menor número de abordagem, percentualmente teve maior intenção de presentear que as mulheres (46,3%). A faixa de 15 a 25 anos demonstra maior intenção de compra (41,9%). Quanto o estado civil, os solteiros (50,7%) disparam na intenção de presentear as suas mães.
No tocante às zonas de residência, a sul (23,6%) lidera o interesse nas compras. Quanto a condição de trabalho, os empregados com carteira assinada lideram (23,1%) as intenções de compras, seguidos pelo autônomo (21,1%).
Segundo a formação escolar, a faixa de ensino médio completo/ensino superior incompleto representa (50,2%). Quanto à classe social, a classe C (52%) atinge a absoluta maioria nas intenções de compra, seguida pela classe B (27%). Quanto ao objeto de compra para presente, o maior interesse é em eletrodoméstico (22,3%). A seguir vem vestuário (20,0%).
Como principal desejo das mães está eletrodoméstico (16,3%), seguido por vestuário (12,0%). Celular ainda mantém boa procura (11,5%).
Segundo a quem deseja presentear, mãe (69,9%), obviamente é a grande maioria. Depois vem esposa (13,2%), sogra (4,6%) que está empatada com a novidade, que é a irmã (4,6%). O interesse em presentear a avó (2,2%) é razoável.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar