22 de novembro de 2024

Vencedor que faz vencedores

Este ano a escola de samba Sem Compromisso comemorou o seu retorno ao Grupo Especial das escolas de samba de Manaus ao vencer as demais agremiações do Grupo de Acesso A com o enredo ‘Nesse encontro das águas navega a audácia de um sonhador – Oswaldo Lopes, a trajetória do grande comunicador’. Oswaldo Lopes é o diretor do Sistema de Rádio e TV Encontro das Águas e tem uma longa trajetória no jornalismo.

Paulista, dez anos antes de vir para Manaus, Oswaldo trabalhou em Roraima, na área da construção civil. Na capital amazonense trabalhou com publicidade passando pelas TVs A Crítica e Rio Negro, quando o então governador Gilberto Mestrinho (1991/1995) o convidou para assumir a presidência da TV Cultura, atual TV Encontro das Águas. Também foi diretor de relações institucionais do Jornal do Commercio. Em 2019, atendendo ao convite do governador Wilson Lima, novamente assumiu a direção da TV Cultura, rebatizada de TV Encontro das Águas.

Com vasta experiência de vida, sambar numa escola de samba e ainda ser o enredo, e depois campeão, foi realmente algo inimaginável para Oswaldo.

“Fui procurado por dirigentes e componentes da Sem Compromisso, aqui na TV, quando me convidaram e intimaram a fazer parte do enredo da escola para 2024. Meu nome concorreu com mais dez nomes e eu fui o escolhido pela minha história. Eles tinham certeza de que faríamos um belo trabalho”, contou.

O passo seguinte foi escrever o perfil de Oswaldo, um pouco de sua história de vida, o que ficou a cargo de Antonio Ximenes. O resultado foi entregue aos compositores da escola de samba. Cada um apresentou um samba e uma comissão julgadora composta por dez integrantes, mais Oswaldo, para ser o voto de Minerva, caso houvesse empate, escolheu o samba vencedor

“Para mim foi o melhor samba tanto entre os Grupos de Acesso quanto no Grupo Especial. Veio com cadência, com ritmo, e uma bela interpretação do Auzier”, afirmou.

Homenagem ao JC  

“Nunca desfilei numa escola de samba, nunca participei de escola de samba, isso para mim foi uma grande surpresa, foi o coroamento das homenagens que recebi no ano de 2023, em Manaus e no Amazonas, como o Diploma de Cidadão de Manaus concedido pela Câmara Municipal de Manaus, e o título de Cidadão Amazonense concedido pela Assembleia Legislativa”, lembrou.

Deixando de lado o paletó que usa diariamente em seu ambiente de trabalho, Oswaldo se envolveu com a escola, participando ativamente nos três meses de preparação do enredo, frequentando todos os ensaios, na quadra, e interagindo com a comunidade. Quando chegou a grande noite, 2 de fevereiro, o jornalista estava preparado, com o samba na ponta da língua e os passos, para sambar no alto do carro alegórico, totalmente dominados.

“Foi motivo de grande alegria ter participado pela primeira vez de uma escola de samba, à beira de completar 70 anos, em março. O melhor de tudo foi ser campeão do Carnaval e trazer a Sem Compromisso para o Grupo Especial, em 2025. Foi uma vitória dupla: sem campeões e voltar para o Grupo Especial, de onde a Sem Compromisso nunca deveria ter saído”, garantiu.     

Uma das alas homenageou o Jornal do Commercio, por quem Oswaldo tem um carinho especial.

“A letra do enredo envolvia a minha participação também em jornal escrito, e o único jornal que eu faço referência, e farei sempre, é o Jornal do Commercio, pela minha ligação com o Guilherme Aluízio e a história do JC. Foi uma honra ter uma ala exclusiva para o JC, uma ala alegre, cujas fantasias venderam todas, e rapidamente”, revelou.

Um novo componente

A Sem Compromisso surgiu em 1979, como bloco. Ficou conhecida por peregrinar pela cidade primeiro no Centro, depois Vila da Prata e agora está no Nova Cidade. Entrou no Grupo Especial em 1983 e lá permaneceu até 2018 quando foi rebaixada para o Grupo de Acesso A onde ficou até este ano ao se tornar campeã e garantir seu retorno para o Grupo Especial, em 2025.

Sobre ser mais fácil enfrentar o público, no sambódromo, ou dirigir o Sistema de Rádio e TV Encontro das Águas, Oswaldo esclareceu.

“O mundo do samba, eu não conhecia, hoje conheço mais ou menos. A Sem Compromisso tem, agora, mais um componente. Estou na causa da escola e vou dar minha singela contribuição, de conhecimento, de organização, para que ela saia, no próximo ano, com todo vigor e qualidade”, disse.

“Sobre a gestão pública do Sistema de Rádio e TV Encontro das Águas, perto do que era, foi preciso muito trabalho. Assumi pela segunda vez em 2019. Tínhamos sinal só para Manaus, hoje estamos em 52 municípios amazonenses com todas essas dificuldades logísticas, mas o que se assiste em Manaus, os demais municípios assistem. Acho que tudo que plantei, estou colhendo, e não fui atrás de nada disso. As coisas vieram até mim. Sou grato, e sempre serei grato pelos ensinamentos que adquiri no JC, veículo que enquanto estiver no plano terrestre, brigarei por ele”, completou.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar