O setor de vendas diretas ainda não sentiu os efeitos da crise econômica. No primeiro trimestre de 2009, a atividade de vendas diretas conseguiu superar o desempenho obtido há um ano, que já vinha de uma base forte. Com um volume de negócios de R$ 4,4 bilhões, as vendas diretas seguem em franco crescimento no Brasil, a uma taxa de expansão de 18% sobre o mesmo período anterior. Descontada a inflação do período, o crescimento real obtido foi de 11,9%.
O contingente de revendedores ativos também cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre de 2009, cerca de 2,096 milhões de revendedores exerceram vendas pelo canal, ou 13,8% mais que há um ano.
A adesão à atividade de vendas diretas tem crescido de tal modo que, segundo a Abevd (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o número de revendedoras nos cadastros das empresas aumentou 11,7% em relação ao 1º trimestre de 2008. De acordo com a entidade, a maior busca pelas vendas diretas é o principal fator a alavancar o resultado do setor.
Para o presidente da Abevd, Lírio Cipriani, o desempenho anunciado é a confirmação das virtudes de um setor que vence adversidades. “Os números superaram nossas expectativas, o que só reforça nossa tese de que os efeitos da crise devem nos afetar pouco, se afetarem. O número de revendedores cadastrados continua aumentando, o interesse das pessoas pela atividade está em alta. E isso já começa a refletir no faturamento do setor”, analisou.
De acordo com a Abevd, o nível de atividade dos revendedores cadastrados registrou um pequeno aumento, de 1,3 ponto percentual. Cada revendedor brasileiro comercializou uma média de 177 itens no primeiro trimestre de 2009, entre produtos e serviços, que apresentaram uma valorização de 6,9%.
A título de comparação, dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam para uma expansão nominal de 3,8% no comércio varejista, no primeiro trimestre de 2009. Esse resultado fica abaixo não só da variação do último trimestre do ano anterior (6,0%), como de todo o período iniciado em janeiro de 2004, com exceção a junho de 2005, que teve variação também de 3,8%.
Vendas diretas demonstram sua força no começo do ano
Em: 29 de maio de 2009
O setor de vendas diretas ainda não sentiu os efeitos da crise econômica. No primeiro trimestre de 2009, a atividade de vendas diretas conseguiu superar o desempenho obtido há um ano, que já vinha de uma base forte
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026