24 de novembro de 2024

Vendas para o Halloween disparam 

Apostando no Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, e na força que a celebração está ganhando no Brasil, os segmentos que atuam no comércio de produtos que remetem à data devem alcançar um incremento de três dígitos em relação ao ano passado. 

Para ter uma ideia de como a data tem sido representativa e estimulado o mercado, uma pesquisa da Plataforma Gente, do Grupo Globo, aponta que 66% dos brasileiros acreditam que o Halloween é uma data para os adultos e crianças se divertirem. Prova disso, é que de acordo com o levantamento 52% comemoraram a data no ano passado. 

Este ano, a pesquisa mostra que 62% dos entrevistados pretendem comemorar o “Dia das Bruxas”. Em primeiro lugar, entre os itens a serem adquiridos para a data, estão as balas e doces, com 72% de intenção de compra, seguido pelas fantasias (69%) e pelas decorações e enfeites (61%). A pesquisa da Plataforma Gente ouviu um total de 1.200 entrevistados em diferentes Estados brasileiros. 

Essa sondagem comprova o reflexo positivo de que mais uma data comemorativa aquece a economia local. Dessa vez, a grande movimentação dos consumidores é a procura por decorações e fantasias para a tradicional festa. O que tem surpreendido as vendas do comércio varejista do Amazonas. 

Referência em artigos de festas, o Bandeirão, está com uma gama de variedades em produtos temáticos como fantasias, acessórios e itens para decoração. São capas, tiaras, dentaduras, aranhas, sangue falso, uma infinidade de opções para quem deseja participar das festividades.

“As vendas estão se intensificando com a proximidade do dia 31. Estamos tendo uma grande procura por itens de decoração para enfeitar a entrada das residências, para o interior de restaurantes, escolas e para as festas com temática do Halloween.Também muitas escolas pedem que as crianças compareçam com fantasia de halloween,e condomínios realizam brincadeiras com as crianças,intensificando a procura de fantasias e acessórios”, destacou sócia-proprietária, Auxiliadora Cavalcante.

Segundo ela, o consumo cresce, sendo favorecido principalmente pelas comemorações realizadas em empresas, escolas, residências e entre muitas famílias. “O movimento está crescendo, semana que vem teremos um comparativo mais detalhado em relação ao ano passado. Mas estamos muito otimistas”. 

Com o destaque e novidade deste ano, a fantasia da personagem Wandinha da Família Adams, lidera as vendas no local. “Mas temos muitos itens que estão fazendo sucesso”, contou. 

E-commerce

A Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, revela as tendências de consumo para o Halloween de 2023. O Data Shopee, um levantamento in-app, identificou um aumento significativo nas vendas e nas buscas por produtos relacionados ao Dia das Bruxas em todo país. Na comparação de setembro deste ano com o mesmo período em 2022, os pedidos com fantasias de Halloween aumentaram 17%. Já as pesquisas por acessórios e decorações subiram mais de 35%.

Outros nichos 

O Halloween tem alavancado também a busca pelos produtos do segmento de balas e gomas no Brasil. Para atender a essa demanda as empresas se preparam com cerca de seis meses de antecedência. O setor já vem, inclusive apontando resultados positivos no ano, segundo dados da Abicab Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, coletados pela KPMG, a indústria de balas e gomas registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento 11,7% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 132 mil toneladas, ante 118 mil produzidas em 2021.

A força da celebração também aquece esse mercado no Amazonas. Daniel Melo,  gerente de um estabelecimento de balas e doces, destaca o aumento nas vendas dos produtos. Desde o início de outubro as vendas dispararam. “Os tradicionais bombons, pirulitos e chocolates estão entre os mais vendidos. Observamos um crescimento nas vendas tanto no atacado quanto no varejo. A gente prevê um volume 3% maior em relação a 2022”. 

Esse otimismo, segundo ele, é porque nos últimos dias que antecedem a data a movimentação deve ser ainda maior. “Estamos com os estoques reforçados e confiantes porque como o brasileiro deixa muito para a última hora, a chegada da data certamente deve interferir positivamente com vendas ainda maiores”. 

A confiança do gerente está alinhada à percepção da Abicab. Onde a busca por produtos dos setores durante a data está se tornando cada vez mais presente e as indústrias vêm se preparando e pensando em formas de atender a mais uma data especial para os consumidores. “O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem se tornado cada vez mais uma data popular no Brasil e visando atender às necessidades dos consumidores, as indústrias prepararam novidades temáticas e facilitaram o acesso aos produtos, sempre com uma ampla variedade de portfólio. Além de investirem em diversificação de canais de venda”, conclui o presidente da Ubiracy Fonsêca. 

Saiba

A festa, que é celebrada no último dia do mês, 31, surgiu de um antigo festival pagão organizado pelos celtas há mais de 2 mil anos, conhecido como Samhain, que marcava o fim do verão. O Halloween é uma das festas mais tradicionais dos Estados Unidos, e um dos feriados que mais estimula o mercado norte-americano. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Nielsen, o Halloween movimenta cerca de 9,1 bilhões de dólares todos os anos.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar