O PIB do país sul-americano avançou 0,3% no primeiro trimestre do ano, mas contraiu 2,4% no segundo e quase duplicou essa percentagem no terceiro, com o que nos primeiros nove meses do ano acumula um retrocesso de 2,2%, informou o BCV em uma nota informativa. A economia venezuelana vai recuar entre 1% e 2,2% neste ano, anunciou o ministro da Economia, Alí Rodríguez. O Banco Central assegurou que a contração é consequência “da crise financeira global” e que o comportamento econômico no 3° trimestre esteve determinado “pela diminuição registrada tanto pela atividade petrolífera (9,5%) como pela não petrolífera (3%)”.
Explicou que a queda da atividade petrolífera inscreve-se “no cumprimento dos cortes na produção de petróleo, estipulados pela Opep a fins do ano 2008, para conseguir a estabilidade dos mercados energéticos e a recuperação dos preços do petróleo, o que se traduziu em um menor nível do volume de vendas externas”. Embora o peso mais significativo à contração forneça o setor petroleiro, considerado a “locomotiva econômica do país”, o BCV resenhou que também afetou a indústria manufatureira.
“A indústria manufatureira privada mantém a contração no volume de produção” assinalou a entidade, que destacou a queda de 23,7% na produção de veículos, 5,3% nos produtos químicos e 7,3% na indústria de alimentos.
Como exceções a esta tendência recessiva indicou que a construção cresceu 4,3% e o setor das telecomunicações 11,4%. A nota do BCV afirmou também que a economia está em um “complexo contexto” e ratificou seu “compromisso de manter um permanente acompanhamento e avaliação do entorno internacional e suas incidências na economia nacional”.
Igualmente se comprometeu a “continuar antecipando ações de política, em coordenação com o Executivo Nacional, tendentes a impulsionar uma extensão propícia da atividade econômica do país”.
Venezuela entra em recessão com queda de 4,5% do PIB
Em: 19 de novembro de 2009
A economia da Venezuela entrou em recessão ao registrar entre julho e setembro queda no PIB de 4,5%, segundo números divulgados pelo BCV que acumulou um 2° trimestre em baixa

Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
17 de abril de 2025

Brasil terá segunda maior safra de cana, segundo estimativa da Conab
17 de abril de 2025


Digitalização da saúde transforma atendimento em hospitais do Amazonas
17 de abril de 2025


Mercado de energia solar cresce 528% no Amazonas
17 de abril de 2025

Governo federal lança ‘RG animal’ gratuito para cães e gatos; entenda programas
17 de abril de 2025