Com 34 vereadores presentes, o plenário da CMM (Câmara Municipal de Manaus) discutiu e votou nesta segunda-feira (9), 14 projetos de lei e deliberou uma mensagem do Executivo municipal encaminhando projeto de lei que modifica a Lei nº 1.476/2010 – que trata da doação de imóveis públicos. A Câmara também aprovou a composição da CPI dos Combustíveis, aprovada na semana passada.
Duas proposituras se destacaram nas discussões, o PL nº 60/2009 do vereador Elias Emanuel (PSB) que dispõem sobre a divulgação da frase “Pedofilia é crime” pelas promotoras de eventos e shows, e o PL nº 162/2009 do vereador Gilmar Nascimento (PSB) que torna obrigatório a fixação de cartazes nas academias e centros esportivos com advertência sobre o uso de anabolizantes.
O PL do vereador Elias foi debatido por ele e mais cinco colegas, cabendo a Nelson Amazonas (PMDB) abrir a discussão, lembrando que a pedofilia é hoje o terceiro negócio mais rentável no mundo, atrás da venda de armamentos. Segundo ele, a prática criminosa está enraizada nas classes ricas, onde homens de negócio procuram as meninas carentes para aliciamento.
Mário Frota (PDT) defendeu o projeto sob o argumento de que esta nova lei da Câmara Municipal vai contribuir para uma maior conscientização a respeito do crime. Já a vereadora Socorro Sampaio (PP) disse que todas as formas e ferramentas para combater a pedofilia são bem vindas. Ela defendeu a divulgação intensiva a respeito desse crime como forma de fazer a população conhecer melhor as leis.
O vereador Wilker Barreto (PHS) lembrou a lei de sua autoria que proíbe a pedofilia na internet e prevê inclusive a cassação do alvará de funcionamento das casas que exploram esse tipo de atividade. O presidente da Comissão de Educação, vereador Marcel Alexandre (PMDB) também se posicionou favorável e disse que como titular da comissão tem o dever de participar do combate a esse tipo de crime contra crianças e adolescentes.
Para o autor do projeto, Elias Emanuel, divulgar é também uma forma de proteger e defender crianças a adolescentes da ação dos pedófilos. Segundo ele, neste aspecto a Câmara Municipal de Manaus tem se posicionado de forma radical contra a pedofilia, aprovando leis para coibir a ação dos criminosos.
O PL nº 60/2009 obriga as empresas promotoras de eventos e shows a divulgarem nos ingressos, camisas, cartazes e outdoors a frase “Pedofilia é crime denuncie Disk 100”. O descumprimento da lei implicará em multa que varia de 100 UFMs (Unidades Fiscais do Município) na primeira autuação, 200 UFMs na segunda e 300 UFMs mais cassação do alvará de funcionamento na terceira.
Vereadores fazem ‘sessão intensiva’ para votação de projetos
Em: 10 de agosto de 2010
Propostas como a que trata de doação de imóveis públicos; a CPI dos Comustíveis; Lei contra Pedofilia e sobre uso de anabolizantes foram alguns destaques
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira
23 de janeiro de 2025
Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
23 de janeiro de 2025
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025
23 de janeiro de 2025
Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo
23 de janeiro de 2025
Manaus é destaque como uma das melhores cidades para visitar na América Latina
23 de janeiro de 2025
Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro
22 de janeiro de 2025