25 de outubro de 2024

Visibilidade para os talentos amazônidas

O ‘Entretenimento a Bordo’ surgiu para tornar conhecidos os escritores e artistas da terra, que são muitos, mas quase invisíveis.

 Quem viaja de barco pelos rios amazônicos sabe o quanto são enfadonhas as viagens. Descendo o rio Amazonas, até a fronteira com o Pará, são dois dias. Subindo o Solimões, até Tabatinga, chegam a demorar duas semanas. Para os afluentes do grande rio não é diferente. As viagens por estradas, por horas, também cansam. Eis que, para resolver essa situação, surge a Muvieplay, uma plataforma gratuita de streaming amazônico. Agora você pode fazer a viagem toda lendo livros, vendo filmes e assistindo shows de gente amazônica.

“Nós criamos o sistema de ‘Entretenimento a Bordo’ para barcos, ajatos e ônibus que cortam a nossa região. São catálogos com muitos livros, filmes, videoclipes, podcasts, documentários, webséries, games e shows de artistas do Norte. A ideia é levar a nossa cultura mais longe, ao mesmo tempo que proporcionamos ao público um passatempo durante as viagens e uma oportunidade de nossos artistas e produtores audiovisuais aumentarem suas audiências”, falou Ly D’Araujo, cantora, produtora musical e co-fundadora da Muvieplay.

“Acreditamos que nossos principais meios de viagem na Amazônia não podiam continuar isolados. Nosso objetivo é inovar nas viagens e distribuir melhor a cultura da nossa gente”, completou.

“Queremos agregar valor, tanto nas embarcações, nas viagens e nas produções audiovisuais amazônicas. Na nossa região, há muita produção literária, musical, audiovisual, cinematográfica e de conteúdos em geral, que acabam ficando meio que dentro de uma bolha. Então, nosso problema sempre foi a distribuição, inclusive entre nossa própria população. A gente não conhece nossos talentos, nossos escritores, nossos atores, nossos cantores. Essa é uma barreira difícil de ultrapassar. Entendemos que o ‘Entretenimento a Bordo’ é uma oportunidade de distribuir melhor nossos conteúdos primeiramente entre nós mesmos”, explicou.

 

Nos ferry boats

A Muvieplay é gratuita. As pessoas podem ler livros, assistir a filmes, documentários, shows e videoclipes acessando: www.muvieplay.com. No site tem um link direto que leva para o aplicativo, depois, basta fazer um cadastro de login.

O ‘Entretenimento a Bordo’ funciona sem precisar baixar aplicativos e independe de telas externas no barco/ônibus. Funciona apenas ‘lendo’ um QR-CODE que está sendo ativado nas embarcações. A pessoa assiste o que ela quiser no seu próprio celular instantaneamente.

“Estamos conversando com empresários e grupos proprietários dos maiores FB (ferry boats) que saem de Manaus rumo ao interior. Atualmente, temos cinco grandes embarcações ativando, nesta semana, os QR-CODES. Uma embarcação já saiu de Manaus com o sistema ativado, o FB Maria Monteiro, que percorre o alto Solimões fazendo rotas para nove municípios. Só o Maria Monteiro tem capacidade para 730 viajantes, que vão ficar, em média, 15 dias viajando até o destino final. Os demais, variam entre 600 a 800 passageiros por viagem”, revelou.  

De acordo com Ly D’Araujo, o objetivo é chegar a todos os barcos amazônicos.     

“Em princípio, nosso intuito é distribuir produções amazônicas. Então, nossa preferência é sempre para produções regionais, mas não descartamos conteúdos bons que surjam”, avisou.

Passageiros do FB Maria Monteiro já estão tendo 'Entretenimento a Bordo'
Passageiros do FB Maria Monteiro já estão tendo ‘Entretenimento a Bordo’

 

Alcance internacional

Segundo a Arsepam (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado), o Amazonas possui 136 embarcações atuando no transporte intermunicipal de passageiros e cargas. Entre embarcações e ônibus, mais de dois milhões de pessoas viajam pelo Amazonas.

“Se falarmos de Região Norte, esse número salta para cerca de seis milhões de pessoas. Ao se pensar em Amazônia, no geral, esse volume dobra. Portanto, nosso objetivo é alcançar todo esse público, levando cultura amazônica, através do streaming e do sistema de ‘Entretenimento a Bordo’, uma novidade”, disse.

Atualmente o catálogo da Muvieplay possui mais de 200 produções em cartaz. Esse número varia muito por conta das Mostras Online de Festivais de Cinema que exibem seus filmes concorrentes na plataforma por um período de tempo. Exemplos dessa constante mudança são as Mostras dos Festivais Olhar do Norte (Manaus), Curta Bragança (Pará) e Ousmane (Bahia).

A Muvieplay começou em 2021 gravando 21 shows de artistas locais, de forma gratuita. Depois, em 2022, passou a distribuir produções audiovisuais na plataforma, ou seja, a plataforma foi lançada em sua primeira versão com produções locais.

Além de Ly D’Araujo, fazem parte da Muvieplay: Raquel Omena, baterista; Lucas Simões, produtor audiovisual, desenvolvedor e especialista em IA; e Iana Moral, cantora e médica veterinária.

“Pretendemos alcançar todas as linhas de viagens pela Amazônia, incluindo a extensão internacional. Afinal, a Amazônia tem muitas cores, muitas caras, muitos sotaques, muitas línguas e muitos sons que nem mesmo nós, amazônidas, conhecemos. Acredito que no dia que nos reconhecermos nos livros, nas telas, e nas músicas, o resto do mundo descobrirá nossos talentos mais facilmente”, concluiu.

Livros, filmes, videoclipes, podcasts, documentários, webséries, games e shows de artistas do Norte
Livros, filmes, videoclipes, podcasts, documentários, webséries, games e shows de artistas do Norte

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

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