O volume de crédito total no país fechou o primeiro semestre com desembolso equivalente a 45,7% do PIB (Produto Interno Bruto), um recorde, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda ontem. Segundo o relatório “Economia Brasileira em Perspectiva”, o volume total de crédito deve crescer para 48,5% do PIB ao final do ano.
O volume total de crédito ultrapassou R$ 1,5 trilhão no primeiro semestre, sendo que o crédito para a pessoa física liderou a expansão no período, com ganho de 16,6% no acumulado dos últimos 12 meses até junho.
A alta nas modalidades de crédito de menos risco, como o consignado e o financiamento imobiliário, além da redução dos juros médios cobrados, dos spreads (diferença entre a taxa de captação do banco e aquela que ele cobra do cliente) e da inadimplência, colaboraram para a expansão do crédito, afirma a Fazenda.
O crédito para a pessoa jurídica também apresenta uma retomada, o que pode ser explicado pela expansão do nível de atividade, estimulando as empresas a voltarem a promover investimentos.
Os bancos públicos foram amplamente responsáveis pelo crescimento do crédito, com crescimento de 63,9% na concessão de créditos de setembro de 2008, auge da crise econômica mundial, até junho de 2010.
No mesmo período, os bancos privados nacionais tiveram alta acumulada de 19,7%, enquanto as instituições financeiras estrangeiras avançaram 9,4%.
O relatório da Fazenda também destaca a participação da Caixa Econômica Federal na concessão de crédito imobiliário e os desembolsos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para os financiamentos.
O relatório da Fazenda aponta que as taxas de juros (tanto a Selic como a taxa real, que considera o juro básico descontada a inflação nos 12 meses seguintes) atingiram o menor patamar histórico em 2009, mostrando que é possível manter a inflação sob controle com juros mais baixos.
Contudo, aponta a tendência de alta verificada em 2010.
O relatório também mostra que o peso dos juros pagos pelo governo apresentaram queda em 2010 pelo sexto ano consecutivo.
Para o final do ano, o governo projeta que os juros pagos devem representar 5,2% do PIB.
Volume de crédito chega a 45,7% do PIB
Em: 11 de agosto de 2010
O volume de crédito total no país fechou o primeiro semestre com desembolso equivalente a 45,7% do PIB (Produto Interno Bruto), um recorde, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda ontem
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026