P ara o presidente da Comissão, deputado Leonardo Picciane (PMDB-RJ), os partidos da base aliada aceitaram a criação da comissão especial para analisar o mérito da proposta. Segundo ele, prevaleceu o bom-senso entre os presentes. “Os que são contra poderão marcar posição, os que estão a favor vão buscar a votação”, disse o presidente.
A audiência pública aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados onde os deputados iniciaram o debate ao discutirem a PEC 558/06, do deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que obriga a União a investir os recursos arrecadados com a CPMF em saúde, excluindo essa contribuição da DRU (Desvinculação de Receitas da União).
Durante a reunião, representantes da base governista e da oposição protestaram contra o possível fim do imposto. O deputado Paulo Borhausen (DEM-SC) afirmou que a CPMF é cobrada sem que a população perceba e usufrua seus benefícios. “Nosso partido vai votar contra a prorrogação, vamos lutar para que a extinção da CPMF aconteça”, prometeu o democrata.
Outro parlamentar a debater a questão da CPMF foi Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) que considera inconstitucional o fato de transformar em permanente algo que é provisório. “Não estamos aqui para discutir o mérito da prorrogação e sim sua constitucionalidade”, afirmou veemente o deputado.
Na mesma linha, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) também se posicionou contrário à transformação da contribuição em imposto permanente.
Também presente a reunião, o deputado Rogério Marinho (PSB-RN), sugeriu a união dos parlamentares para reivindicarem mais recursos das taxas federais para seus estados. “Vamos construir juntos a redução gradativa da carga tributária. Temos de estabelecer negociação com o governo para que haja esse abatimento e o país possa crescer e se desenvolver”, disse Rogério .
Votação para aprovar continuidade da CPMF ficou para próxima semana
Em: 8 de agosto de 2007
A CCJ da Câmara dos Deputados , fechou acordo para que haja, na próxima semana, a apreciação das sete PECs que prorrogam até 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira

Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Cidade no Acre agora é a Capital Nacional da Castanha, estabelece lei
29 de abril de 2025


Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam nesta terça-feira
29 de abril de 2025

SES-AM apresenta estrutura do Cepcolu a secretários municipais de saúde
29 de abril de 2025

Mazé e suas histórias na Ilha
29 de abril de 2025

Confiança do comércio fica estável em abril ante março, mostra CNC
29 de abril de 2025

Santuário São José Operário celebra festa do padroeiro em Manaus
29 de abril de 2025

Sedurb assegura estabilidade da Ponte Rio Negro e descarta risco de desabamento
29 de abril de 2025