A venda antecipada da produção de grãos é a saída que a maioria dos produtores rurais endividados encontrou para se manter na atividade. Dos 174 agricultores questionados sobre esta questão, 151 ou 87% usam o mecanismo para garantir crédito e continuar produzindo. Esta constatação foi feita em pesquisa do Projeto Conhecer, realizada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) durante a mobilização dos produtores em Brasília, no último dia 25 de março, que trouxe mais de 600 agricultores a capital federal para pressionar o Executivo a propiciar melhores condições de liquidação do passivo das dívidas rurais.
Segundo a pesquisa da CNA, destes 151 produtores que comercializam sua produção antes do período de safra, mais de 92% negociam de 26% a 100% do que produzem antes da colheita. No caso da soja, os produtores do Mato Grosso, maior produtor desta oleaginosa no País, são os que mais adotam esta prática. Do total de 174 produtores consultados, 80 possuem lavouras no Estado. Segundo dados da Aprpsoja (Associação dos Produtores de Soja), 73% da produção de soja da safra 2007/2008 foram negociados antecipadamente. No oeste do Estado, o índice chegou a 82%. No Piauí, este percentual é de 70%, enquanto em Goiás e Distrito Federal, juntos, venderam 65% do grão produzido na região antes de iniciarem a colheita.
Produtores endividados venderam sua produção antecipadamente
Em: 18 de abril de 2008
As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste já apresentam índices de comercialização antecipada acima da média de 52% registrada no país, segundo dados da Aprosoja
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026