O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, reafirmou há pouco, na audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária, de Relações Exteriores e Defesa Nacional e da Subcomissão Permanente de Biocombustíveis do Senado Federal, que o país tem 90 milhões de hectares para incorporar a agricultura sem a necessidade de derrubar nenhuma árvore na Amazônia. “Este é o objetivo que deve ser perseguido e alcançado” frisou.
Sobre o trigo, o ministro mencionou que, com o mercado mundial favorável em termos de preços, o Brasil tem condições de recuperar a auto-suficiência em seis ou sete anos. Ele lembrou que, além do Sul do país, o estado de Goiás tem áreas apropriadas para ampliar a produção do cereal.
Mudanças climáticas – O ministro ressaltou que a unidade de Monitoramento por Satélite da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Campinas/SP, dispõe de uma plataforma de estudos sobre mudanças climáticas. No local, atuam cerca setenta especialistas pesquisando e projetando cenários para todas as culturas e regiões do Brasil. Stephanes salientou que já existem, aproximadamente, 200 projetos contemplando a adaptação de culturas às condições climáticas.
Agricultura dispõe de 90 mil hectares
Em: 14 de maio de 2008
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026